Busca avançada
Ano de início
Entree

Expressão gênica e proteica das vias de apoptose em glaucoma induzido em ratos

Processo: 13/01926-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de maio de 2013
Vigência (Término): 30 de abril de 2015
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Patologia Animal
Pesquisador responsável:Renee Laufer Amorim
Beneficiário:Diogo Sousa Zanoni
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Glaucoma   Anatomia patológica

Resumo

Como milhões de pacientes com glaucoma perdem a visão, admite-se que existe uma necessidade de desenvolver terapias neuroprotetoras que podem ser usadas em conjunto com medicamentos hipotensores, para prevenir a morte das células ganglionares da retina (CGR). Recentes avanços na compreensão da patofisiologia do glaucoma torna evidente que isquemia local e anormalidades de perfusão são um fator chave na patogênese da neuropatia glaucomatosa. Baseado nos achado em doença semelhante, nossa hipótese é que a melhoria do fluxo sanguíneo na retina e no nervo óptico possa resultar em proteção significativa a CGR e impedir da perda de visão no glaucoma. O sildenafil, um fármaco vasodilatador que inibe PDE5, aumentando assim os níveis de GMPc e prolongando efeitos de ON, tem demonstrado melhorar a sobrevida em diversos modelos de lesão isquémica. Este é um projeto que é parte do projeto Fapesp com Jerusalém University (2011/51269-4 - RESERVING VISION IN GLAUCOMA.PREVENTING OPTIC NEUROPATHY THROUGH NEUROPROTECTIVE, VASODILATIVE TREATMENT; FAPESP-HUJ, PI: Dr Ron Ofri and Dr Jose Luiz Laus). Parte do estudo será realizado em Israel, pelo Dr Ron Ofri, parte na FCAV, pelo Dr Jose Luiz Laus, UNESP, Jatobicabal e parte na FMVZ, UNESP, Botucatu. Nesta proposta pretendemos utilizar uma combinação de métodos moleculares, estruturais e funcionais para testar a hipótese de dois diferentes modelos de ratos com glaucoma. Glaucoma será induzido, os ratos serão tratados com Sildenafil, em Israel. Registros eletrofisiológicos sequenciais serão realizados para monitorar progressão da doença e da eficácia do tratamento. Os olhos dos animais sacrificados serão enviados ao Brasil para estudos in vitro, incluindo qRT-PCR, avaliação histológica e IHC. Nossos resultados preliminares serão em duplicada, sendo que resultados positivos em tal estudo abrangente podem levar a um ensaio clínico da droga seguro e promissor em pacientes com glaucoma.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ZANONI, DIOGO S.; DA SILVA, GERMANA A.; EZRA-ELIA, RAAYA; CARVALHO, MARCIO; QUITZAN, JULIANY G.; OFRI, RON; LAUS, JOSE L.; LAUFER-AMORIM, RENEE. Histological, morphometric, protein and gene expression analyses of rat retinas with ischaemia-reperfusion injury model treated with sildenafil citrate. International Journal of Experimental Pathology, v. 98, n. 3, p. 147-157, JUN 2017. Citações Web of Science: 1.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ZANONI, Diogo Sousa. Experimental glaucoma model (ischemia and reperfusion) : histology, morphometry, protein and gene espression of apoptosis pathway. 2015. 46 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.