Busca avançada
Ano de início
Entree

PRODUÇÃO E QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DO FEIJOEIRO cv. IAC FORMOSO EM FUNÇÃO DO USO DE REGULADOR VEGETAL DE CRESCIMENTO ASSOCIADO A DOSES DE PRODUTO INDUTOR DE RESISTÊNCIA.

Processo: 13/02378-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2013
Vigência (Término): 30 de abril de 2014
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitotecnia
Pesquisador responsável:Marco Eustaquio de Sa
Beneficiário:João William Bossolani
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia (FEIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ilha Solteira. Ilha Solteira , SP, Brasil
Assunto(s):Nutrição vegetal   Plantio direto

Resumo

A aplicação de reguladores vegetais, com a finalidade de aumentar a produtividade das culturas, tem merecido, nos últimos anos, grande atenção de pesquisadores. No entanto, alguns resultados têm se mostrado contraditórios. Em face disto, este estudo terá como objetivo verificar os efeitos da aplicação de regulador vegetal combinado com um indutor de resistência sobre os componentes da produção e a produtividade de grãos de um cultivar feijoeiro, no período de outono-inverno . O experimento será realizado no outono-inverno de 2013, na Fazenda de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unesp, Campus de Ilha Solteira, localizada no município de Selvíria (MS). O delineamento experimental será o de blocos casualizados, no esquema em faixas, com quatro repetições. Os tratamentos se constituírão da combinação de cinco doses do regulador vegetal (0 L ha-1; 0,5 L ha-1; 1,0 L ha-1; 1,5 L ha-1; e 2,0 L ha-1), que é composto por três hormônios vegetais (cinetina, ácido giberélico e ácido indolbutírico), e quatro doses de produto indutor deresistência (0,50 L ha-1; 1,0 L ha-1; 2,0 L ha-1; e 3,0 L ha-1), que é composto por 10 % de nitrogênio e ácido acetilsalicílico. Será avaliada produção e qualidade das sementes obtidas, utilizando o cultivar IAC-Formoso .