Bolsa 13/02258-5 - Ensino e aprendizagem, Aprendizagem escolar - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Museu de Anatomia e ensino de Ciências: revelações de professores do ensino básico

Processo: 13/02258-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2013
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2013
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Luciana Maria Lunardi Campos
Beneficiário:Camila Rocha Pergentino da Silva
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino e aprendizagem   Aprendizagem escolar   Ensino de ciências   Ensino fundamental   Museus   Professores   Entrevistas (psicologia)   Análise de conteúdo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aprendizagem | ciência | ensino | escola | museu | Professores | educação para ciência

Resumo

A relação entre museus de ciências e escola sofreu alterações ao longo do tempo e, atualmente, as visitas escolares aos museus se intensificaram e eles passaram a ser reconhecidos como locais de aprendizagem e como espaços facilitadores para a aprendizagem escolar em ciências. No entanto, a parceria entre os professores e os museus pode ser ampliada e fortalecida. Para isto, ações específicas podem e necessitam ser implementadas. Conhecer o que os professores esperam desses espaços e como avaliam a contribuição das visitas em museus ao ensino e à aprendizagem pode auxiliar na promoção dessas ações. Este estudo visa identificar a contribuição de um museu de Ciências para o processo de ensino e de aprendizagem em Ciências e Biologia, a partir da análise de professores do ensino básico. A pesquisa terá como foco o Museu de Anatomia do Instituto de Biociências da UNESP de Botucatu e os seus professores visitantes e será desenvolvida na perspectiva qualitativa. Participarão deste estudo professores do ensino fundamental e médio que realizaram visitas ao Museu de Anatomia do IBB no período de 2011, 2012 e primeiro semestre de 2013. Os dados deste estudo decorrerão de questionário aplicado aos professores e entrevistas a serem realizadas com professores e serão analisados com base na a análise de conteúdo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)