Busca avançada
Ano de início
Entree

Participação das proteínas ezrina, radixina e moesina (ERM proteins) na invasão celular por amastigotas extracelulares de Trypanosoma cruzi.

Processo: 12/25282-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2013
Vigência (Término): 31 de outubro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Parasitologia - Protozoologia de Parasitos
Pesquisador responsável:Renato Arruda Mortara
Beneficiário:Éden Ramalho de Araujo Ferreira
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:11/51475-3 - Biologia molecular e celular do parasitismo por Trypanosoma cruzi, AP.TEM
Assunto(s):Trypanosoma cruzi   Invasão celular   Citoesqueleto de actina

Resumo

Doença de chagas é causada pelo protozoário flagelado Trypanosoma cruzi (T. cruzi) e afeta mais de 10 milhões de pessoas no mundo (OMS). A invasão celular por formas amastigotas extracelulares de T. cruzi (EAs) é mediada por complexos eventos de sinalização celular em que estão envolvidas moléculas tanto do hospedeiro quanto do parasita. Nesse contexto, estudos recentes tem demostrado que os microdomínios de membrana da célula hospedeira desempenham um papel importante nos eventos sinalização e invasão de EAs. Sabe-se também da forte correlação entre os microdomínios de membrana e os eventos na remodelação do citoesqueleto de actina, um dos principais componentes celulares que atuam no processo de internalização de EAs. Para que ocorra a interação entre o citoesqueleto de actina e os microdomínios de membrana, há proteínas que se ligam tanto no citoesqueleto de actina quanto nos microdomínios de membrana, atuando como mediadoras dos eventos na dinâmica do citoesqueleto de actina e da membrana celular. Algumas das proteínas que medeiam essa interação são ezrina, radixina e moesina, formando o grupo de proteínas chamado ERM proteins. Resultados preliminares em nosso laboratório demonstraram a presença da proteína ezrina nas taças de EAs que se formam no momento da internalização desses parasitas e que já foram descritas por serem estruturas ricas em actina. Esse projeto visa, portanto estudar a invasão celular por EAs focalizando na correlação entre os eventos de mudanças no citoesqueleto de actina e microdomínios de membrana tendo como mediadores chave as proteínas ERM.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BONFIM-MELO, ALEXIS; FERREIRA, EDEN R.; FLORENTINO, PILAR T. V.; MORTARA, RENATO A. Amastigote Synapse: The Tricks of Trypanosoma cruzi Extracellular Amastigotes. FRONTIERS IN MICROBIOLOGY, v. 9, JUN 27 2018. Citações Web of Science: 3.
FERREIRA, EDEN R.; BONFIM-MELO, ALEXIS; CORDERO, ESTEBAN M.; MORTARA, RENATO A. ERM Proteins Play Distinct Roles in Cell Invasion by Extracellular Amastigotes of Trypanosoma cruzi. FRONTIERS IN MICROBIOLOGY, v. 8, NOV 21 2017. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.