Busca avançada
Ano de início
Entree

O clima urbano de Rancharia - SP

Processo: 13/02081-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de maio de 2013
Vigência (Término): 30 de abril de 2015
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geografia Física
Pesquisador responsável:Margarete Cristiane de Costa Trindade Amorim
Beneficiário:Danielle Cardozo Frasca Teixeira
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Microclima urbano   Planejamento territorial urbano   Crise ambiental   Degradação ambiental   Qualidade ambiental   Rancharia (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:clima urbano | planejamento urbano | Qualidade Ambiental Urbana | Rancharia | Sistema Clima Urbano | Climatologia urbana

Resumo

Os problemas ambientais urbanos estão cada vez mais associados à transformação da paisagem o que vem a refletir na diminuição da qualidade ambiental e da qualidade de vida de parte dos citadinos. Mesmo as cidades de pequeno e médio porte estão sujeitas a alterações, especialmente as que se referem ao ambiente atmosférico. Além disso, as cidades de pequeno e médio porte vêm agregando representação quantitativa no cenário de desmetropolização brasileira (SANTOS, 1991). Desta forma, pretende-se analisar a qualidade ambiental urbana de Rancharia, cidade de pequeno porte do interior do estado de São Paulo, tendo o clima urbano como principal referência, especialmente o campo térmico-higrométrico baseado na proposta teórica de Monteiro (1976), adaptando-se também as propostas metodológicas de Mendonça (1994) e Amorim (2000). Rancharia é uma cidade de pequeno porte, estância turística, cujo balneário atrai turistas e praticantes de esportes náuticos. Para o presente estudo o subsistema delimitado é o termodinâmico, percebido pelo canal do conforto térmico com efeitos diretos no desempenho humano. Inicialmente será feita a caracterização do padrão de uso e ocupação do solo urbano, diferenciando os tipos de uso e identificando a ocorrência de áreas verdes a partir da obtenção de imagens de satélite e trabalhos de campo. Posteriormente está prevista a coleta de dados de temperatura e umidade relativa nas áreas urbana, rural e do entorno do Balneário a partir de estações meteorológicas fixas e do transecto móvel em dias representativos do inverno e do verão. Destaca-se que um dos pontos de coleta será fixado nas proximidades da orla do Balneário, para a comparação desse ambiente com dados da área urbana e da área rural. Esses dados subsidiarão a elaboração de cartas de isotermas e isoígras para a espacialização da temperatura e umidade relativa do ar na cidade de Rancharia. A partir das cartas de isotermas e de isoígras será possível detectar a ocorrência de ilhas de calor/frescor e de ilhas secas/úmidas na localidade. A superfície também será investigada a partir de imagens do satélite Landsat 7, através do canal termal, que visam a comparação das temperaturas de superfície entre a área urbana e a área rural. Pretende-se com o estudo dar sugestões de medidas que possam ser aplicadas no planejamento urbano e ambiental da cidade de forma a evitar a degradação ambiental. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CARDOSO, RENATA DOS SANTOS; DORIGON, LARISSA PIFFER; FRASCA TEIXEIRA, DANIELLE CARDOZO; DE COSTA TRINDADE AMORIM, MARGARETE CRISTIANE. Assessment of Urban Heat Islands in Small- and Mid-Sized Cities in Brazil. CLIMATE, v. 5, n. 1, . (13/02081-8, 13/02056-3, 13/02057-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TEIXEIRA, Danielle Cardozo Frasca. O clima urbano de Rancharia (SP). 2015. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Tecnologia. Presidente Prudente Presidente Prudente.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.