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Entre "nóia" e cristão: uma etnografia da conversão religiosa de usuários de crack em São Paulo.

Processo: 13/00966-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2013
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Sociologia Urbana
Pesquisador responsável:Gabriel de Santis Feltran
Beneficiário:Deborah Rio Fromm Trinta
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):São Paulo   Protestantismo   Periferia   Cocaína crack   Cracolândia   Conversão religiosa

Resumo

Esta pesquisa etnográfica tematiza a conversão religiosa de usuários de crack ao protestantismo. Para tanto, realizo visitas, desde setembro de 2011, à Missão Batista Cristolândia, localizada na região estigmatizada como "cracolândia", no centro da cidade de São Paulo. A proliferação das chamadas "cracolândias" é problema atualmente debatido por diversos atores sociais (administradores, políticos, intelectuais, jornalistas, etc.), que mobiliza diferentes esferas da vida social (saúde, assistência, repressão, família etc.). No entanto, pouco tem sido sistematicamente estudado acerca do crescente papel da Igreja, mais especificamente de igrejas evangélicas, na assistência e conversão dos chamados "nóias". O objetivo central do presente projeto é descrever e analisar uma política evangélica, batista, voltada para o combate ao crack, através do contexto específico da Missão Cristolândia. Especificamente, pretende-se: i) entender a perspectiva dos evangélicos, dos "ex-nóias" convertidos e dos usuários de crack sobre a conversão ao protestantismo; ii) descrever e analisar as tecnologias de conversão empregadas pela missão, de modo a investigar as estratégias de abordagens e intervenções ao público alvo; iii) descrever e analisar a dinâmica do processo de conversão dos usuários de crack; iv) problematizar a transformação individual decorrente do processo de conversão religiosa, atentando para a constituição da condição de "ex-nóia".