Busca avançada
Ano de início
Entree

Produção biológica de gás hidrogênio para concentrações reduzidas de frutose e glicose

Processo: 13/03815-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2013
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2014
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Tratamentos de Águas de Abastecimento e Residuárias
Pesquisador responsável:Sandra Imaculada Maintinguer
Beneficiário:Mayara Franco Rodrigues
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Frutose   Glicose

Resumo

Fontes de energia mais limpas têm sido buscadas no sentido de satisfazer o crescimento da demanda energética mundial. O gás hidrogênio produzido no tratamento de águas residuárias, por meio de processos biológicos, pode ser utilizado como fonte de energia alternativa, aliando não somente tratamento biológico do efluente, mas também a obtenção de energia sustentável. O objetivo desse trabalho será obter produção biológica de gás hidrogênio a partir de concentrações reduzidas de frutose e glicose semelhantes às contidas em águas residuárias de indústrias de citrícolas da região e caracterizar o consórcio bacteriano responsável pela produção de hidrogênio em reatores anaeróbios em batelada. Os experimentos serão montados, em triplicata, com headspace preenchido com Nitrogênio (100%), a 37o C, visando à obtenção de culturas anaeróbias produtoras de hidrogênio. O inóculo utilizado será lodo granular de reator anaeróbio acidogênico de fluxo ascendente e manta de lodo (UASB) de efluente industrial, previamente purificado. Análises físico-químicas e cromatográficas relacionadas ao consumo do substrato, gerações de hidrogênio e demais produtos intermediários como álcoois e ácidos voláteis serão realizadas. Exames microbiológicos como microscopia de contraste de fase, luz comum, coloração de gram e de endósporos serão usados para caracterizar as morfologias dos microrganismos responsáveis pela produção de hidrogênio.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PACHIEGA, RENAN; RODRIGUES, MAYARA FRANCO; RODRIGUES, CAROLINE VARELLA; SAKAMOTO, ISABEL KIMIKO; VARESCHE, MARIA BERNADETE A.; DE OLIVEIRA, JOSE EDUARDO; MAINTINGUER, SANDRA IMACULADA. Hydrogen bioproduction with anaerobic bacteria consortium from brewery wastewater. INTERNATIONAL JOURNAL OF HYDROGEN ENERGY, v. 44, n. 1, SI, p. 155-163, JAN 1 2019. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.