Busca avançada
Ano de início
Entree

Respostas do proteoma de folhas e caules de Eucalyptus globulus em atmosferas enriquecidas em dióxido de carbono

Processo: 13/06352-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2013
Vigência (Término): 30 de abril de 2014
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Florestais e Engenharia Florestal
Pesquisador responsável:Tiago Santana Balbuena
Beneficiário:Natália Aparecida Carlos
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:11/11650-0 - Alterações no perfil de expressão de proteínas em Eucalyptus globulus em resposta às variações na temperatura de crescimento e concentração de dióxido de carbono atmosférico, AP.JP
Assunto(s):Proteômica

Resumo

Modelos climáticos indicam alterações na quantidade de dióxido de carbono (CO2) presente na atmosfera. Estima-se que a concentração de CO2 atmosférico aumentará de 25 a 90% até o ano de 2030. A variação na concentração de CO2 pode afetar drasticamente o crescimento e o acúmulo de biomassa de espécies vegetais. Experimentos em atmosfera enriquecida com CO2 têm demostrado que para espécies arbóreas existe uma ampla rede de interação entre fatores ambientais e que essa rede pode resultar em maior ou menor direcionamento de carbono atmosférico para acúmulo de biomassa. A presente proposta tem por objetivo estudar os efeitos induzidos por crescimento em atmosfera enriquecida de CO2 no proteoma de folhas e caules de Eucalyptus globulus e sua interação com o fator ambiental temperatura. Para tanto, será adotada a estratégia proteômica em larga escala quantitativa do tipo livre de marcação. Paralelamente, medidas do crescimento, conteúdo e composição de lignina serão obtidas a partir dos tecidos foliares e caulinares, para cada tratamento avaliado.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LEONARDI, GABRIELA DE ALMEIDA; CARLOS, NATALIA APARECIDA; MAZZAFERA, PAULO; BALBUENA, TIAGO SANTANA. Eucalyptus urograndis stem proteome is responsive to short-term cold stress. GENETICS AND MOLECULAR BIOLOGY, v. 38, n. 2, p. 191-198, 2015. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.