Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos da aplicação de efluente de esgoto tratado, via fertirrigação, no solo e no cultivo de Brachiari a

Processo: 13/00362-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2013
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Engenharia Agrícola - Engenharia de Água e Solo
Pesquisador responsável:Rogerio Teixeira de Faria
Beneficiário:Gilmar Oliveira Santos
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Pastagens   Águas residuárias   Reúso da água   Irrigação

Resumo

O alto consumo de água na irrigação e a carência de fontes hídricas alternativas tornam o reúso de água de esgotos uma opção altamente promissora nessa atividade. O objetivo deste trabalho será avaliar os efeitos da aplicação, via fertirrigação, de diferentes taxas de efluente de esgoto tratado (EET) em cultivo de Brachiaria, através das quantificações de: a) resposta de produção de matéria seca e de qualidade da forragem de Brachiaria brizantha à aplicação de EET, b) exportação de macro e micronutrientes do solo pela colheita da forragem, e c) alterações das propriedades físicas e químicas do solo. O experimento será conduzido na área experimental do Departamento de Engenharia Rural da FCAV-Unesp. Brachiaria brizantha cv. Marandu será cultivada sob irrigação com diferentes taxas de aplicação de EET obtido da Estação de Tratamento de Esgoto de Jaboticabal, SP. Serão estabelecidos cinco tratamentos, correspondentes a diferentes taxas de aplicação de EET, com quatro repetições. As avaliações consistirão de monitoramento das características químicas e físicas do perfil do solo nos diversos tratamentos, acúmulo de matéria seca de forragem, índice de área foliar, nutrientes no tecido vegetal e qualidade nutricional da pastagem colhida durante o período experimental. Com esses resultados serão ajustadas funções de resposta de rendimento de forragem às aplicações de EET, bem como ajustadas curvas de concentração de nutrientes na folha da Brachiaria e no solo em função das quantidades de EET aplicadas.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SANTOS, GILMAR OLIVEIRA; DE FARIA, ROGERIO TEIXEIRA; RODRIGUES, GILBERTO APARECIDO; DANTAS, GEFFSON DE FIGUEREDO; DALRI, ALEXANDRE BARCELLOS; PALARETTI, LUIZ FABIANO. Forage yield and quality of marandugrass fertigated with treated sewage wastewater and mineral fertilizer. Acta Scientiarum. Agronomy, v. 39, n. 4, p. 515-523, OCT-DEC 2017. Citações Web of Science: 1.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANTOS, Gilmar Oliveira. Aplicação de efluente de tratamento de esgoto, via aspersão, no solo e em Brachiaria. 2015. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.