Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização cinética e molecular da (Na+,K+)-ATPase do tecido branquial do caranguejo Cardisoma guanhumi (Latreille)

Processo: 13/00976-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2013
Vigência (Término): 31 de julho de 2017
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Enzimologia
Pesquisador responsável:Francisco de Assis Leone
Beneficiário:Daniel Lima de Farias
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Osmorregulação

Resumo

Este projeto de Doutorado é uma continuidade da linha de pesquisa, que vem sendo apoiada pela FAPESP, e cujo objetivo é o estudo sistemático das propriedades estruturais e cinéticas da (Na,K)-ATPase do tecido branquial de diferentes espécies de caranguejos e camarões afim de se tentar estabelecer um modelo para adaptação dos crustáceos a ambientes de diferentes salinidades. A manutenção da osmolalidade da hemolinfa dos crustáceos é atribuída à (Na,K)-ATPase e este mecanismo de adaptação sugere que as respostas dos crustáceos devem envolver uma rápida ativação do transporte de íons que deve ser primária a qualquer outra resposta fisiológica deste animal. No presente projeto pretende-se investigar a sinalização celular vinculada à regulação da (Na,K)-ATPase de Cardisoma guanhumi bem como suas conseqüências diretas na captação de NaCl através das brânquias durante a aclimatação a ambientes hiposalinos e a ambientes marinhos. Para isso serão realizados os seguintes estudos: 1) preparação da (Na,K)-ATPase do tecido branquial de Cardisoma guanhumi. 2) caracterização cinética da atividade da enzima em relação aos ligantes ATP, PNPP, sódio, potássio, magnésio e amônio. 3) análise da expressão de proteínas da preparação microsomal das brânquias. 4) localização subcelular da enzima através de ensaios imunohistoquímicos. 5) quantificação de enzimas que participam do estresse oxidativo em animais aclimatados em diferentes salinidades. 6) Estudo da formação da fosfoenzima. 7) Regulação da atividade da (Na,K)-ATPase pela FXYD2 exógeno. 8) Estudo da ação das poliaminas na atividade da (Na,K)-ATPase.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FARIAS, DANIEL L.; LUCENA, MALSON N.; GARCON, DANIELA P.; MANTELATTO, FERNANDO L.; MCNAMARA, JOHN C.; LEONE, FRANCISCO A. A Kinetic Characterization of the Gill (Na+, K+)-ATPase from the Semi-terrestrial Mangrove Crab Cardisoma guanhumi Latreille, 1825 (Decapoda, Brachyura). Journal of Membrane Biology, v. 250, n. 5, p. 517-534, OCT 2017. Citações Web of Science: 1.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FARIAS, Daniel Lima de. Caracterização cinética e molecular da (Na+,K+)-ATPase do tecido branquial do caranguejo Cardisoma guanhumi (Latreille,1825).. 2017. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.