Busca avançada
Ano de início
Entree

Produção e caracterização de nanocristais a partir de diferentes amidos e sua aplicação em biofilmes

Processo: 13/01500-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2013
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Ciência de Alimentos
Pesquisador responsável:Celia Maria Landi Franco
Beneficiário:Mariana Souza Costa
Instituição-sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Nanopartículas   Amido   Hidrólise

Resumo

Amido é um polímero semicristalino que apresenta padrões de raios-x tipo A, B e C. Amidos com padrão tipo B são mais resistentes à hidrólise ácida que os de padrão tipo A. Nanocristais são obtidos da hidrólise ácida do amido granular, sendo que as áreas cristalinas do polímero são liberadas resultando em nanopartículas cristalinas. Devido à forma de plaquetas e às dimensões apresentadas pelos nanocristais, esses podem ser aplicados em matriz de polímeros sintéticos e biofilmes para melhorar sua resistência mecânica e permeabilidade ao vapor e aos gases. O objetivo desse trabalho será investigar o efeito do padrão cristalino do amido na obtenção e características estruturais, moleculares e físico-químicas de nanocristais e sua aplicação em biofilmes. Amidos com diferentes padrões cristalinos como os de milho, batata, e mandioca serão isolados e hidrolisados com ácido sulfúrico para obtenção dos nanocristais, os quais serão caracterizados estrutural, molecular e fisico-quimicamente. Os que apresentarem características mais adequadas serão aplicados em biofilmes à base de amido. As propriedades mecânicas e de permeabilidade ao vapor, oxigênio e gás carbônico serão determinadas. A partir deste estudo, espera-se identificar e diferenciar as características dos diferentes tipos de padrões cristalinos (A, B e C) dos amidos na produção de nanocristal e sua influência na aplicação em biofilmes. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
COSTA, MARIANA SOUZA; VOLANTI, DIOGO PASCHOALINI; EIRAS GROSSMANN, MARIA VICTORIA; LANDI FRANCO, CELIA MARIA. Structural, thermal, and morphological characteristics of cassava amylodextrins. Journal of the Science of Food and Agriculture, v. 98, n. 7, p. 2751-2760, MAY 2018. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.