Busca avançada
Ano de início
Entree

Conservação de áreas florestais na manutenção da qualidade da água de bacias hidrográficas

Processo: 13/03586-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2013
Vigência (Término): 15 de fevereiro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Florestais e Engenharia Florestal - Conservação da Natureza
Pesquisador responsável:Carlos Alberto Vettorazzi
Beneficiário:Kaline de Mello
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):14/19093-1 - Modelagem da qualidade de água em microbacias agrícolas tropicais, BE.EP.DR
Assunto(s):Recursos hídricos   Fragmentos florestais   Bacia hidrográfica   Uso do solo

Resumo

A conversão dos ecossistemas naturais em áreas urbanizadas e cultiváveis é uma das principais causas da degradação ambiental e dos impactos negativos sobre os recursos naturais. A vegetação nativa nas bacias hidrográficas exerce papel importante para a conservação dos recursos hídricos, e visto a crescente demanda por água e a preocupação com sua disponibilidade futura, estudos sobre a relação de como a conservação das florestas contribui para a manutenção desse recurso são essenciais para a compreensão dos serviços ecossistêmicos e no fornecimento de informações importantes para a tomada de decisões e gestão das bacias hidrográficas. Dessa forma, o presente projeto tem como objetivo avaliar a influência da conservação de áreas florestais na manutenção da qualidade da água de bacias hidrográficas, relacionando o uso e cobertura do solo e a conservação da vegetação nativa com os parâmetros de qualidade de água. Com os resultados da pesquisa espera-se gerar informações importantes para a tomada de decisões e formulação de políticas públicas relacionadas à gestão de bacias hidrográficas, incluindo conservação e restauração de áreas florestais visando a disponibilidade a longo prazo dos recursos hídricos.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE MELLO, KALINE; VALENTE, ROBERTA AVERNA; RANDHIR, TIMOTHY O.; VETTORAZZI, CARLOS ALBERTO. Impacts of tropical forest cover on water quality in agricultural watersheds in southeastern Brazil. ECOLOGICAL INDICATORS, v. 93, p. 1293-1301, OCT 2018. Citações Web of Science: 4.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MELLO, Kaline de. Cobertura florestal e qualidade da água de microbacias agrícolas tropicais. 2017. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.