Busca avançada
Ano de início
Entree

Expressão de genes novos em Drosophila e mamíferos durante a espermatogênese

Processo: 13/06117-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2013
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Animal
Pesquisador responsável:Maria Dulcetti Vibranovski
Beneficiário:Júlia Beck Raices
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Biologia computacional   Mamíferos   Espermatogênese   Drosophila

Resumo

Genes novos são aqueles que surgiram recentemente na história evolutiva de um grupo taxonômico, podem surgir por recombinação de exons, transposons, transferência lateral de genes, fissão/fusão de genes, duplicações baseadas em DNA, retroposição, origem de novo ou combinações desses mecanismos. Embora alguns desses genes novos tornem-se funcionais, a maioria se torna pseudogenes. Porém ao se tornarem funcionais, genes novos podem se tornar rapidamente essenciais a diferentes fases do desenvolvimento de indivíduos de diferentes espécies. Desta forma, genes novos expressos na espermatogênese, sistema de desenvolvimento do gameta masculino, devem estar relacionados à fertilidade, mobilidade, forma e função dos espermatozóides. E consequentemente, devem ser mais expressos em fases tardias do desenvolvimento destes gametas visto que a expressão se relaciona à funcionalidade. Com isso em mente, esse projeto de iniciação científica visa testar a hipótese de que existe uma relação entre a idade do gene e sua expressão nas fases da espermatogênese. Para testar tal hipótese, será avaliado se existe uma correlação entre idade evolutiva dos genes e expressão diferencial desses genes nas fases da espermatogênese, em mamíferos e Drosophila. Segundo esta hipótese, é esperado que os genes mais novos sejam mais frequentemente expressos na pós-meiose., fase mais tardia do processo. Para responder tais questões serão usadas ferramentas de bioinformatica e biologia computacional e métodos estatísticos adequados para correlacionar dados já disponíveis de idade de genes e de expressão gênica durante as fases da espermatogênese de Drosophila e de mamíferos.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RAICES, JULIA B.; OTTO, PAULO A.; VIBRANOVSKI, MARIA D. Haploid selection drives new gene male germline expression. Genome Research, v. 29, n. 7, p. 1115-1122, JUL 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.