Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da amplificação centrossômica e regressão da citocinese em células em cultura tratadas com crisotila

Processo: 13/07515-6
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2013
Vigência (Término): 30 de setembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Citologia e Biologia Celular
Pesquisador responsável:Glaucia Maria Machado Santelli
Beneficiário:Beatriz de Araujo Cortez
Supervisor no Exterior: Stephen J. Doxsey
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa : University of Massachusetts Medical School (UMMS), Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:09/17140-4 - Diferentes abordagens para o entendimento da aneuploidia: interferindo na mitose com o uso de crisotila, vincristina e encurtamento dos telômeros, BP.DR
Assunto(s):Aneuploidia   Centrossomos   Citocinese   Crisotila   Mitose

Resumo

Aneuploidia é uma característica associada a agressividade dos tumores sólidos. Células aneuploides podem resultar de muitos erros durante a divisão mitótica, entre eles defeitos na coesão entre as cromátides, anormalidades no ponto de checagem mitótico, interações hiperestabilizadas ou erros de ligação entre microtúbulos e cinetócoros, amplificação centrossômica, mitoses multipolares e falha na citocinese. Como muitos processos são relacionados a formação de aneuploidias, e a aneuploidia pode promover tanto a formação de tumores como a supressão destes, muitos esforços vêm sendo feitos para identificar os erros na mitose relacionados a formação de células aneuploides viáveis e erros relacionados a morte celular. A amplificação centrossômica vem sendo muito estudada devido a sua participação na formação de células aneuploides, sua presença marcante em células tumorais e também devido ao centrossomo se visto hoje como um centro de reações que organiza espaço-temporalmente elementos do ciclo celular. Já a falha na citocinese, além se ser uma das causas de amplificação centrossômica, é responsável por levar a tetraploidia, que é considerada uma etapa instável entre o conteúdo de DNA normal e a aneuploidia, favorecendo a formação de tumores. Nosso grupo mostrou anteriormente que fibras de crisotila, um tipo de amianto, induzem mitoses multipolares e a formação de células aneuploides. No presente projeto de doutorado foi mostrado que o composto leva a formação de centrossomos extranumerários, regressão de citocinese e consequente tetraploidização. No momento torna-se interessante investigar como ocorre a amplificação centrossômica no sistema, além de analisar as causas da regressão da citocinese em células tratadas com crisotila. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CORTEZ, BEATRIZ ARAUJO; TEIXEIRA, PAULA REZENDE; REDICK, SAMBRA; DOXSEY, STEPHEN; MACHADO-SANTELLI, GLAUCIA MARIA. Multipolar mitosis and aneuploidy after chrysotile treatment: a consequence of abscission failure and cytokinesis regression. ONCOTARGET, v. 7, n. 8, p. 8979-8992, FEB 23 2016. Citações Web of Science: 8.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.