Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo cinético do intumescimento de hidro-esponjas de polipirrol em diferentes meios aquosos utilizando a técnica FTIR_ATR

Processo: 13/08370-1
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado Direto
Vigência (Início): 15 de agosto de 2013
Vigência (Término): 14 de junho de 2014
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Susana Inés Córdoba de Torresi
Beneficiário:Jadielson Lucas da Silva Antonio
Supervisor no Exterior: Tom Lindfors
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa: Åbo Akademi University, Finlândia  
Vinculado à bolsa:10/17511-0 - Hidrogéis de polímeros condutores com potencial aplicação na remoção de metais pesados em águas superficiais e solos, BP.DD
Assunto(s):Eletroquímica   Polipirrol

Resumo

Estudos mostraram que hidro-esponjas de polipirrol apresentam alta capacidade de intumescer em meio aquoso. Estes estudos foram realizados utilizando a metodologia convencional encontradas na literatura e mostraram que o intumescimento destes materiais responde a força iônica do meio. Uma interessante metodologia que pode ser aplicada para estudar a cinética de intumescimento das hidro-esponjas de forma inédita e a nível molecular é utilizando a técnica FTIR_ATR. Este tipo de estudo é bem desenvolvido em análises cinéticas de absorção de água em membranas poliméricas íon-seletiva. O interessante da técnica FTIR_ATR é que a mesma permite qualificar e quantificar diferentes tipos de águas (monomérica, dimérica, agrupadas e volumétricas) absorvidas pela membrana. A aplicação desta metodologia às hidro-esponjas de polipirrol trará um visão rica e inédita da cinética de intumescimento destes materiais a nível molecular. Pretende-se neste projeto estudar a cinética de intumescimento em hidro-esponjas de polipirrol a nível molecular em diferentes meios eletrolíticos aplicando a técnica FTIR_ATR e comparar tais resultados com os resultados obtidos convencionalmente. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ANTONIO, JADIELSON L.; HOFLER, LAJOS; LINDFORS, TOM; CORDOBA DE TORRESI, SUSANA I. Electrocontrolled Swelling and Water Uptake of a Three-Dimensional Conducting Polypyrrole Hydrogel. CHEMELECTROCHEM, v. 3, n. 12, p. 2146-2152, DEC 2016. Citações Web of Science: 6.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.