Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de teste para avaliação do Mascaramento Temporal Auditivo

Processo: 12/20086-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2013
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2017
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Eliane Schochat
Beneficiário:Renata Filippini
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):15/01813-0 - Desenvolvimento de um teste de mascaramento temporal auditivo: estudos complementares, BE.EP.PD
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Mascaramento Temporal | Processamento Temporal Auditivo | Processamento Auditivo (Central)

Resumo

O processamento temporal auditivo é considerado elemento chave para a percepção dos sons da fala, e pode estar relacionado ao desenvolvimento da linguagem, da fala e da leitura. Por isso, o conhecimento dos mecanismos relacionados aos processos temporais é essencial, assim como o desenvolvimento de ferramentas que permitam a sua avaliação. Alguns testes já foram desenvolvidos para avaliar a ordenação e a resolução temporal, porém, para a avaliação da integração e do mascaramento temporal, não existem testes clínicos factíveis e normatizados. Este estudo, o qual será realizado em parceria com o Laboratório de Neuroaudiologia da Universidade de Connecticut, pretende dar início a uma série de estudos relacionados com o mascaramento temporal, desenvolvendo um teste comportamental para avaliar esta habilidade auditiva. O teste será aplicado em indivíduos com alterações neurológicas comprovadas por exames de imagem, para a obtenção de bons índices de sensibilidade e especificidade. Ainda, as respostas para o teste serão padronizadas para adultos sem queixas auditivas ou neurológicas. Após o estudo, espera-se que o teste desenvolvido seja incorporado às baterias clinicas de avaliação do processamento auditivo, em estudos subsequentes envolvendo crianças e adolescentes, com e sem alterações de linguagem, fala e leitura, e em estudos que comparem as respostas comportamentais e neurofisiológicas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RENATA FILIPPINI; ELIANE SCHOCHAT. Um novo paradigma para a avaliação do mascaramento temporal auditivo: estudo piloto. CoDAS, v. 26, n. 4, p. 302-307, . (12/20086-4)
FILIPPINI, RENATA; LEITE FILHO, CARLOS ALBERTO; SANTOS BONASSA BARROS, GABRIELA MELO; MUSIEK, FRANK E.; SCHOCHAT, ELIANE. Evidence of Validity and Normative Values of a New Auditory Backward Masking Test. JOURNAL OF CLINICAL MEDICINE, v. 11, n. 17, p. 13-pg., . (12/20086-4, 19/13817-1)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.