Busca avançada
Ano de início
Entree

A acessibilidade das construções relativas e a aquisição da escrita

Processo: 13/00065-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2013
Vigência (Término): 31 de maio de 2016
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Roberto Gomes Camacho
Beneficiário:Gabriela Maria de Oliveira Codinhoto
Instituição Sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Acessibilidade   Gramática funcional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Acessibilidade | Aquisição de Escrita | oração relativa | Gramática Funcional

Resumo

A oração relativa ocupa um lugar proeminente na tipologia linguística, em que se destaca o trabalho pioneiro de Keenan & Comrie (1977), que postula uma Hierarquia de Acessibilidade (HA) para tratar das condições morfossintáticas que se aplicam à formulação de uma construção relativa. Ainda assim, é considerado um dos trabalhos mais influentes na literatura sobre universais linguísticos com uma aplicabilidade muito abrangente, na medida em que as condições universais envolvidas na hierarquia atuam como princípios que restringem a variação das relativas em qualquer língua particular. Este trabalho tem como objetivo investigar as orações no processo de aquisição de escrita do português brasileiro, de modo a confirmar ou não a hipótese de que a aquisição dessa construção é regida pela HA de Keenan e Comrie (1977) com base numa relação direta entre a aquisição dessa construção e facilidade de processamento. Desse modo, tendo como suporte metodológico evidências já discutidas por Kato (1981) e Perroni (2001), este trabalho propõe uma investigação similar de acessibilidade da oração relativa às funções sintáticas, aplicada, todavia, à aquisição da escrita. Concordando com Kenedy (2007) que a relativa-padrão em posições preposicionadas é antinatural, consideramos como hipótese que essa alternativa é adquirida pela criança apenas em situação de letramento escolar quando se amplia seu contato com a norma culta; além disso, consideramos como hipótese que as construções que relativizam as posições mais altas na HA (sujeito e objeto), juntamente com a alternativa copiadora e a cortadora das posições mais baixas (OI, OBL e GEN), devem ser mais prontamente adquiridas, mesmo na situação de letramento formal.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CODINHOTO, Gabriela Maria de Oliveira. A acessibilidade das construções relativas e a aquisição da escrita. 2016. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas. São José do Rio Preto São José do Rio Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.