Busca avançada
Ano de início
Entree

Taxa de visibilização e curvas de referência das áreas dos músculos papilares das valvas atrioventriculares de corações fetais por meio da ultrassonografia tridimensional e sua aplicabilidade nas doenças cardíacas congênitas.

Processo: 13/00546-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2013
Vigência (Término): 20 de maio de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Saúde Materno-infantil
Pesquisador responsável:Edward Araujo Júnior
Beneficiário:Liliam Cristine Rolo Paiato
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Valvas cardíacas   Ginecologia e obstetrícia   Coração fetal   Músculos papilares

Resumo

Introdução: As doenças cardíacas congênitas (DCC) são as malformações mais frequentes, contudo, o diagnóstico pré-natal por meio da ultrassonografia bidimensional (US2D) apresenta baixa sensibilidade. O STIC (spatio-temporal image correlation) é um programa disponível em alguns aparelhos de ultrassonografia tridimensional (US3D), que possibilita a coleta de um volume do coração fetal com suas conexões vasculares, permitindo uma avaliação off-line nos modos multiplanar e renderizado. Muitos casos de insuficiência das valvas atrioventriculares se devem a roturas intrauterinas de músculos papilares, contudo, o seu diagnóstico não é possível por meio da US2D. Objetivos: 1. Avaliar a porcentagem de identificação dos músculos papilares das valvas mitral e tricúspide de fetos normais entre a 18ª e 33ª semanas por meio do STIC no modo de renderização; 2. Determinar valores de referência para a área dos músculos papilares das valvas mitral e tricúspide entre a 18ª e 33ª semanas por meio do STIC no modo de renderização; 3. Avaliar a porcentagem, bem como a área dos músculos papilares das valvas mitral e tricúspide de fetos com DCC entre a 18ª e 33ª semanas de gestação. Métodos: Será realizado um estudo retrospectivo e prospectivo de corte transversal. Este estudo será dividido em duas partes, sendo uma realizada no Brasil e a outra na Itália. O estudo brasileiro constituirá da análise retrospectiva, de volumes cardíacos normais pelo STIC coletados no período de 2010 a 2012, bem como uma parte prospectiva de coleta de novos casos normais. O estudo italiano consistirá da análise retrospectiva de casos de fetos com DCC, que fazem parte do acervo de 10 anos do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Università degli Studi di Roma Tor Vergata. A coleta dos volumes, bem como a análise off line dos mesmos, será realizada somente pelo examinador principal (LCRP). A coleta dos volumes ocorrerá na posição de quatro câmaras cardíacas, com ângulo de abertura de 20 a 30º e tempo de aquisição de 10 a 20 segundos. Para verificar a taxa de visibilização das valvas, será utilizado porcentagem (%). Para se avaliar a correlação da área das valvas com a idade gestacional, serão criados modelos de regressão polinomial, sendo os ajustes realizados pelo coeficiente de determinação (R2). Para os cálculos de reprodutibilidade, será utilizado o coeficiente de correlação intraclasse (CCI) e os gráficos de Bland-Altman.