Busca avançada
Ano de início
Entree

Integração de metadados da microbiota do solo em sistemas de cultivo de cana-de-açúcar

Processo: 13/02760-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2013
Vigência (Término): 31 de agosto de 2016
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:Tsai Siu Mui
Beneficiário:Fabiana de Souza Cannavan
Instituição-sede: Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Microbiologia do solo   Biologia computacional   Ecologia microbiana

Resumo

Esta proposta tem como objetivo integrar dados químicos, físicos e microbiológicos de solos cultivados com cana-de-açúcar sob os sistemas de manejo de colheita sem queima (mecanizada) e com queima (manual) prévia a colheita obtidos em áreas de cultivo que adotam esses sistemas de produção da cultura no estado de São Paulo. Para tanto serão consideradas metodologias recentes na área de biologia molecular (sequenciamento em larga escala) e bioinformática (redes artificiais de interação). O monitoramento das alterações nas comunidades microbianas do solo associadas aos ciclos biogeoquímicos do carbono (C) e nitrogênio (N) será realizado utilizando a técnica de microarranjo de DNA para determinar as atividades funcionais em dois sistemas de colheita da cana-de-açúcar. Para validação desta técnica serão englobados dados de campo e casa de vegetação, a serem aplicados em anos sucessivos de cana-de-açúcar sem queima (5, 10 e 15 anos) e cana-de-açúcar com queima. O monitoramento dos processos biogeoquímicos do C e N em solos sob cana-de-açúcar através da microbiota associada ao N (fixação de N2, amonificação, nitrificação, desnitrificação) e C (decomposição da matéria orgânica, no caso, liberação e absorção de metano e CO2), permitirá a aplicação de modelos conexionistas baseados em redes artificiais de inter-relações para a integração de dados moleculares obtidos em larga escala, parâmetros físicos e químicos do solo, visando à análise de respostas das comunidades microbianas do solo. Tais modelos seriam apoiados em conhecimentos da bioinformática muito recentemente aplicados à ciência do solo e, em especial, à microbiologia, e dividido em quatro grandes módulos: (i) "comunidade microbiana", contemplando dados taxonômicos obtidos em larga escala para o domínio Bacteria via métodos moleculares (sequenciamento em larga escala, qPCR e microarranjo); (ii) "metagenômica funcional", encerrando medidas de diversidade genética funcional de grupos bacterianos envolvidos nos ciclos biogeoquímicos do C e N (dados de sequenciamento em larga escala e qPCR); (iii) "solo", contemplando parâmetros físicos e químicos do solo; e (iv) "temporalidade" englobando análises em cana-de-açúcar sem queima de 5, 10 e 15 anos em uma área tradicional da cultura, pioneira na adoção do sistema conservacionista. Nesta proposta serão utilizadas as abordagens de sequenciamento em larga escala, PCR quantitativo em tempo real (qPCR) e o desenvolvimento da técnica de microarranjo as quais permitirão a avaliação e monitoramento de grupos microbianos possíveis de serem considerados bio-indicadores. Espera-se com este trabalho oferecer informações para o entendimento dos aspectos taxonômicos e funcionais (módulos "comunidade microbiana" e "metagenômica funcional") respondem aos diferentes manejos de corte da cultura cana-de-açúcar que estão diretamente relacionados aos ciclos biogeoquímicos do C e N.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LEMOS, LEANDRO NASCIMENTO; DE SOUZA, ROSINEIDE CARDOSO; CANNAVAN, FABIANA DE SOUZA; PATRICIO, ANDRE; PYLRO, VICTOR SATLER; HANADA, ROGERIO EIJI; MUI, TSAI SIU. Metagenome sequencing of the microbial community of two Brazilian anthropogenic Amazon dark earth sites, Brazil. GENOMICS DATA, v. 10, p. 167-168, DEC 2016. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.