Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da produção de elétrons em colisões próton-núcleo no experimento ALICE

Processo: 13/05150-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de maio de 2013
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física Geral
Pesquisador responsável:Marcelo Gameiro Munhoz
Beneficiário:Diógenes Domenicis Gimenez
Instituição-sede: Instituto de Física (IF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Plasma de quarks e glúons   Colisões de íons pesados relativísticos   Quarks pesados   Grande Colisor de Hádrons   Experimento ALICE

Resumo

O objetivo deste trabalho é estudar produção de quarks pesados (charm e bottom) em condições extremas de temperatura e densidade de energia, obtidas através de colisões entre íons pesados (Pb) a energias relativísticas. Nessas condições espera-se a formação do chamado Plasma de Quarks e Glúons. A fim de se identificar e isolar os efeitos devido ao Plasma na dinâmica dessas partículas, serão realizadas comparações com a produção medida em colisões p+Pb. O grande interesse em quarks pesados reside na observação da interação desses quarks com o sistema formado, que pode trazer informações importantes sobre suas propriedades. Os dados serão provenientes do experimento ALICE (A Large Ion Collider Experiment), que consiste em uma colaboração do novo acelerador LHC (Large Hádron Collider) do CERN (European Organization for Nuclear Research) dedicada prioritariamente ao estudo de colisões entre íons pesados relativísticos. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GIMENEZ, Diógenes Domenicis. Estudo da coincidência elétron-jato em colisões próton-próton e próton-núcleo no experimento ALICE. 2018. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Física São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.