Bolsa 13/06471-5 - Genética animal, Doenças renais policísticas - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo comparativo da extração de DNA em diferentes fontes de material biológico para a realização da reação em cadeia da polimerase (PCR) no diagnóstico da Doença Renal Policística em felinos da raça Persa

Processo: 13/06471-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2013
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2014
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Patologia Animal
Pesquisador responsável:Bruno Cogliati
Beneficiário:Natalia Cavalca Cardoso
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Genética animal   Doenças renais policísticas   Gatos   Gene PKD1   Extração de DNA   Reação em cadeia por polimerase (PCR)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Doença renal policística | Extracao de DNA | Gatos Persa | Gene Pkd1 | Pcr | Genética Animal

Resumo

A Doença Renal Policística Autossômica Dominante (DRPAD) é uma das doenças congênitas hereditárias que mais acomete os gatos, principalmente felinos da raça Persa, sendo caracterizada pelo desenvolvimento de cistos no parênquima renal e, eventualmente, em outros órgãos, levando ao comprometimento de suas funções e prognóstico de reservado a ruim. A DRPAD em felinos tem, como principal alteração genética, a transversão do nucleotídeo citosina para adenina na posição 3284 do éxon 29 do gene PKD1 (Polycystic Kidney Disease 1), resultando em um códon de parada prematura no RNAm. Inicialmente, sabe-se que estes cistos podem surgir em qualquer faixa etária e de maneira silenciosa, o que dificulta o diagnóstico precoce, uma vez que uma das formas clássicas para identificá-los é através do exame ultrassonográfico. No entanto, na maioria das vezes o exame de imagem é realizado apenas quando o animal já apresenta alguma alteração clínica em fases avançadas da doença, tais como polidipsia, hematúria e poliúria. Portanto, a avaliação genética ainda é considerada o teste mais seguro e eficiente para o diagnóstico precoce da DRPAD em felinos. Por outro lado, quanto mais prática for a coleta do material biológico para avaliação genética, maior será a chance de adesão ao exame diagnóstico por parte dos proprietários e menor será o estresse pelo qual o animal será submetido. Atualmente, o padrão ouro para extração do DNA genômico é através do sangue, método invasivo que exige a participação ativa do médico veterinário e, muitas vezes, conta com a colaboração do animal. Assim, este trabalho tem como principal objetivo testar e padronizar a extração de DNA genômico de materiais biológicos de fácil coleta em gatos da raça Persa, tais como células da mucosa epitelial bucal e pelos, utilizando diferentes métodos de extração. Para verificação da eficiência de cada amostra, a quantidade e qualidade do material genético extraído serão avaliadas em comparação com o sangue dos mesmos animais, além da realização do PCR e RFLP para identificação da mutação no éxon 29 do gene PKD1 felino. Estes dados poderão auxiliar os proprietários e médicos veterinários no diagnóstico precoce da DRPAD, além de auxiliar no controle e erradicação da doença nos criadores de gatos da raça Persa.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
J. M. GUERRA; N. C. CARDOSO; A. G. T. DANIEL; L. F. ONUCHIC; B. COGLIATI. Prevalência da doença renal policística autossômica dominante em gatos Persas e raças relacionadas no Brasil. Brazilian Journal of Biology, v. 81, n. 2, p. 392-397, . (13/06471-5, 12/19614-6)
JULIANA MARIOTTI GUERRA; ARINE PELLEGRINO; ALEXANDRE GONÇALVES TEIXEIRA DANIEL; MARIANA FERREIRA DE FREITAS; NATÁLIA CAVALCA CARDOSO; REBECCA BASTOS PESSOA; GABRIEL GARONE DE LUCCA; MARIA HELENA MATIKO AKAO LARSSON; LUIZ FERNANDO ONUCHIC; FELISBINA LUISA QUEIROGA; et al. Achados estruturais e funcionais cardíacos em gatos persas com doença renal policística autossômica dominante. Ciência Rural, v. 50, n. 9, . (12/04990-2, 12/19614-6, 13/06471-5)
GUERRA, JULIANA M.; FREITAS, MARIANA F.; DANIEL, ALEXANDRE G. T.; PELLEGRINO, ARINE; CARDOSO, NATALIA C.; DE CASTRO, ISAC; ONUCHIC, LUIZ F.; COGLIATI, BRUNO. Age-based ultrasonographic criteria for diagnosis of autosomal dominant polycystic kidney disease in Persian cats. JOURNAL OF FELINE MEDICINE AND SURGERY, v. 21, n. 2, p. 156-164, . (13/06471-5, 12/19614-6)