Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos e defasagens dos spillovers de P&D na indústria brasileira: um estudo econométrico

Processo: 13/00167-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2013
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção - Engenharia Econômica
Pesquisador responsável:Daisy Aparecida Do Nascimento Rebelatto
Beneficiário:Herick Fernando Moralles
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Indústria de bens de capital   Gestão econômica

Resumo

Investimentos inovativos governamentais e setores intensivos em ciência desempenham um importante papel como disseminadores de conhecimento e tecnologia. Contudo, poucos estudos têm tratado a relação dos spillovers inovativos governamentais no contexto de países em desenvolvimento, bem como a relação com seu principal setor intensivo em ciência: o setor de bens de capital. Nesse contexto, este estudo visa calcular os efeitos de spillover em todo o setor industrial resultantes do investimento público em inovação, e adicionalmente, os spillovers do investimento em P&D e gerenciamento do setor de bens de capital para o resto do setor industrial, bem como o lapso de tempo entre os investimentos inovativos e a ocorrência de crescimento no output devido a tais dispêndios. O estudo também objetiva verificar as principais características das empresas mais eficientes em absorver e transformar em receitas os spillovers advindos das atividades inovativas públicas e do setor de bens de capital. Para tanto o método proposto integra técnicas econométricas e Análise Envoltória de Dados (DEA).

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MORALLES, HERICK FERNANDO; DO NASCIMENTO REBELATTO, DAISY APARECIDA. The effects and time lags of R&D spillovers in Brazil. TECHNOLOGY IN SOCIETY, v. 47, p. 148-155, NOV 2016. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.