Busca avançada
Ano de início
Entree

Instabilidades cinéticas durante a eletro-oxidação de compostos contendo enxofre sobre ouro

Processo: 13/00216-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2013
Vigência (Término): 31 de agosto de 2014
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Hamilton Brandão Varela de Albuquerque
Beneficiário:Murilo Feitosa Cabral
Instituição-sede: Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Eletroquímica

Resumo

Neste projeto serão estudadas oscilações de corrente e/ou potencial que ocorrem durante a eletro-oxidação de compostos contento enxofre sobre eletrodos de ouro. O enxofre é um elemento que apresenta vários estados de oxidação e por isso alguns fenômenos de instabilidade química podem ser observados. As interpretações dos fenômenos sobre as instabilidade cinéticas durante a eletro-oxidação de alguns compostos como, por exemplo, Na2S e tioureia sobre eletrodo de platina mostraram que esses sistemas podem oscilar sob controle galvanostático e potenciostático. Por outro lado, dada a conhecida forte interação entre os átomos de enxofre e superfícies de ouro, c.f. as camadas auto-organizadas de alcanotióis, causa surpresa a aparente ausência de estudos sobre as instabilidades cinéticas associadas à eletro-oxidação de compostos contendo enxofre sobre ouro. Neste sentido, o presente projeto tem como objetivo estudar a eletro-oxidação de compostos contendo enxofre (como tiocianato) sobre superfícies de ouro, com vistas ao entendimento do mecanismo associados às instabilidades cinéticas. O estudo será feito por meio da utilização de técnicas eletroquímicas clássicas, nanobalança eletroquímica a cristal de quartzo e espectroscopia na região do UV-vis, in situ. Com bases em alguns testes preliminares, constatou-se a rica dinâmica associada a tais sistemas, principalmente se comparados aos que envolvem a eletro-oxidação de moléculas orgânicas pequenas sobre platina. Dessa forma, acredita-se que o desenvolvimento do presente projeto poderá abrir interessantes perspectivas no campo de cinética química complexa na interface sólido-líquido eletrificada.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BI, WENYAN; HE, YUXIU; CABRAL, MURILO F.; VARELA, HAMILTON; YANG, JIAPING; JIANG, RONGLI; GAO, QINGYU. Oscillatory electro-oxidation of thiosulfate on gold. Electrochimica Acta, v. 133, p. 308-315, JUL 1 2014. Citações Web of Science: 14.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.