Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de formulações cosméticas contendo óleos vegetais para tratamento e reparação capilar

Processo: 13/02239-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de junho de 2013
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia
Pesquisador responsável:Patrícia Maria Berardo Gonçalves Maia Campos
Beneficiário:Lidiane Advíncula de Araújo
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil

Resumo

RESUMOO Brasil ocupa o terceiro mercado mundial em consumo de produtos de higiene, cosméticos e perfumaria, sendo o segundo mercado em produtos para os cabelos. Fatores culturais, econômicos e sociais contribuem para esse panorama atual. O lançamento constante de novos produtos para uso capilar apresenta-se como um importante atrativo para os consumidores, entretanto a pesquisa científica e tecnológica não acompanha o ritmo de lançamentos desses produtos, os quais, muitas vezes, não possuem o embasamento científico necessário para assegurar a eficácia proposta e a segurança do uso.A fibra capilar está sujeita a diversos danos causados por fatores ambientais, cuidados diários e de higiene e tratamentos químicos. O conhecimento da estrutura capilar danificada é imprescindível para que os produtos cosméticos sejam desenvolvidos a fim de atender às reais necessidades dos consumidores.Sendo assim, este trabalho tem por objetivo caracterizar os diferentes tipos de cabelos, expostos ou não a tratamentos químicos e radiação ultravioleta, visando o desenvolvimento de formulações cosméticas para os cuidados dos cabelos, que contemplem as reais necessidades dos consumidores. Para tal será feita a caracterização do cabelo natural/virgem que não foi submetido a nenhum procedimento químico, do cabelo quimicamente tratado com produtos que modificam a estrutura capilar e do cabelo exposto à radiação ultravioleta, na presença ou não de produtos cosméticos, que serão desenvolvidos de forma a prevenir danos na fibra capilar ou reparar as alterações capilares identificadas.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ARAÚJO, Lidiane Advíncula de. Desenvolvimento de formulações cosméticas contendo óleos vegetais para proteção e reparação capilar. 2015. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.