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Consciência fonológica e compreensão de leitura em escolares do 4º ano do ensino fundamental

Processo: 13/02962-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2013
Vigência (Término): 30 de abril de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Maria Silvia Cárnio
Beneficiário:Jéssica Sales Vosgrau
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Percepção da fala   Compreensão da leitura   Avaliação de desempenho   Crianças em idade escolar
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aprendizagem | avaliação | Compreensao | Leitura | Leitura e Escrita

Resumo

Introdução: a consciência fonológica é a capacidade de manipular e refletir sobre a estrutura sonora da fala. A compreensão de leitura envolve processos cognitivos e exige eficiência na decodificação. A associação dessas habilidades é importante para a avaliação de escolares em processo inicial de aquisição da escrita. Entretanto, poucas são as pesquisas que envolvem a consciência fonológica e compreensão de leitura de segmentos intermediários como orações. Objetivo: caracterizar o desempenho de escolares de 4º ano do Ensino Fundamental, com e sem indicativos de alterações de leitura e escrita, em consciência fonológica e compreensão de leitura e verificar possíveis correlações entre ambas. Método: participarão deste estudo 60 crianças do quarto ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, com e sem indicativos de alterações de leitura e escrita. Os sujeitos serão avaliados individualmente, em sala previamente determinada pela diretoria da escola. Inicialmente todos farão uma prova específica para avaliação da Consciência Fonológica por meio do teste CONFIAS (Consciência Fonológica Instrumento de Avaliação Sequencial). Em outro dia os escolares realizarão uma prova de compreensão de orações, do teste PROLEC (Provas de Avaliação dos Processos de Leitura). Análise dos Resultados: Os dados relativos às provas aplicadas passarão por análise estatística descritiva e inferencial. Serão verificadas possíveis correlações entre as habilidades avaliadas. (AU)

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