Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da utilização da energia solar por meio de concentradores de radiação e construção de um simulador solar compacto

Processo: 13/03721-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de junho de 2013
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2014
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Engenharia Térmica
Pesquisador responsável:José Roberto Simões Moreira
Beneficiário:Julia da Rosa Howat Rodrigues
Instituição-sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Energia solar   Energia renovável

Resumo

Segundo o Atlas Brasileiro de Energia Solar, apesar das diferentes características climáticas observadas no Brasil, pode-se constatar que a média anual de irradiação solar global apresenta boa uniformidade e elevados índices por todo o país. Os valores desta grandeza em qualquer região do território brasileiro (4200-6700 Wh/m2) são superiores aos da maioria dos países da União Europeia, como Alemanha (900-1250 Wh/m2), França (900-1650 Wh/m2) e Espanha (1200-1850 Wh/m2), onde projetos para aproveitamento de energia solar, alguns contando com fortes incentivos governamentais, são amplamente disseminados.Grande parte dos avanços científicos obtidos nos estudos sobre aproveitamento da energia solar deve-se à utilização de simuladores solares compactos nos experimentos de longa duração. Ao substituir o Sol por fontes artificiais, como lâmpadas capazes de emitir radiação próxima à solar, os simuladores eliminam a dependência de fatores naturais como condições do tempo, intermitência e movimento de direção da radiação solar.O projeto proposto para esta dissertação de Mestrado tem como objetivo estudar o princípio de funcionamento dos simuladores solares existentes e propor a concepção de um modelo de simulador a ser construído na Escola Politécnica da USP para facilitar os estudos neste setor.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RODRIGUES, Julia da Rosa Howat. Projeto e construção de um simulador solar concentrador.. 2016. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Politécnica São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.