Busca avançada
Ano de início
Entree

Percepção dos professores da cidade de São Paulo sobre temas relacionados à ciência e tecnologia

Processo: 13/04008-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2013
Vigência (Término): 30 de abril de 2016
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação
Pesquisador responsável:Carlos Alberto Vogt
Beneficiário:Márcia Azevedo Coelho
Instituição-sede: Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade (NUDECRI). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Análise do discurso   Divulgação científica   Cultura científica

Resumo

Este projeto de pesquisa objetiva reunir informações acerca da percepção que os professores da cidade de São Paulo têm sobre temas relacionados à ciência e tecnologia. Os dados serão obtidos por meio de uma pesquisa piloto a ser desenvolvida com professores de ensino médio, em escolas públicas e privadas da cidade de São Paulo. O questionário será semiestruturado, com perguntas abertas e fechadas, aplicado em uma amostra estratificada por região e tipo de instituição de ensino (estadual, particular, Sesi, técnica). A base metodológica do questionário é a mesma de trabalhos realizados há cerca de uma década pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da Universidade Estadual de Campinas (Labjor/Unicamp), juntamente com outras instituições ibero-americanas, em percepção pública da ciência e da tecnologia (na qual o tema "educação" está inserido). Os resultados desta pesquisa possibilitarão o planejamento de ações que visem à formação inicial e/ou continuada de professores, com enfoque na difusão do conhecimento sobre ciência e tecnologia. Também permitirão que se estabeleça uma base metodológica comum, com o objetivo de fornecer indicadores quantitativos que permitam a análise sobre o mesmo tema em nível internacional, reforçando uma tradição que vem se fortalecendo no Brasil, em conjunto com outros países americanos e ibéricos. (AU)

Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.