Busca avançada
Ano de início
Entree

Papel do Resveratrol sobre a modulação do Receptor Aril-hidrocarboneto (AhR) e o desenvolvimento da próstata de ratos expostos a 2,3,7,8-tetraclorodibenzo-p-dioxina (TCDD) durante a gestação.

Processo: 13/04401-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de junho de 2013
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia
Pesquisador responsável:Wellerson Rodrigo Scarano
Beneficiário:Lívia Teresa Ribeiro da Silveira
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Próstata   Reprodução   Disruptores endócrinos

Resumo

O TCDD (2,3,7,8-tetraclorodibenzo-p-dioxina), um representante do grupo das dioxinas, é considerado o contaminante ambiental com maior toxicidade na atualidade, possuindo grande relevância para estudos envolvendo a saúde humana e animal. Sua ação está associada à interação com o receptor aril-hidrocarboneto (AhR), responsável pela resposta biológica do TCDD sobre as células. Com relação à próstata, o AhR modula os efeitos inibitórios do TCDD no crescimento e manutenção da estrutura prostática. O resveratrol destaca-se por suas propriedades anticâncer, antiagregação de plaquetas, anti-inflamatória e antialérgica, além de sua potente atividade antioxidante, estrogênica, atuando inclusive como antagonista do AhR. O presente projeto tem por objetivos: 1) avaliar se o resveratrol é capaz de alterar o efeito da exposição gestacional ao TCDD pela via do receptor Aril-hidrocarboneto; 2) avaliar os efeitos imediatos e tardios da exposição gestacional ao TCDD e ao resveratrol através de parâmetros morfológicos e moleculares; 3) analisar o turnover celular através dos processos de proliferação e morte celular; 4) analisar proteínas regulatórias das vias de estresse celular; 5) examinar a expressão dos receptores hormonais envolvidos com o desenvolvimento e manutenção da próstata. Sendo assim, fêmeas prenhes da linhagem Sprague-Dawley serão divididas em 4 grupos experimentais: Controle, TCDD, TCDD+resveratrol e resveratrol. O TCDD será administrado em dose única no 15º. dia gestacional (DG15) na dose de 1µg/kg e o resveratrol será administrado entre o DG10 e o DG21 na dose de 20mg/Kg, ambos via gavage. O TCDD será diluído em DMSO, enquanto que o resveratrol será diluído em carboximetilcelulose, que constituirão os veículos de diluição. Machos recém-nascidos (DPN1) serão eutanasiados para avaliação dos efeitos imediatos do TCDD (com ou sem a adição do resveratrol) sobre a morfogênese prostática, através de técnicas morfológicas e imunohistoquímicas. No DPN90 machos serão eutanasiados o sangue será coletado para dosagem hormonal, o complexo prostático será removido e submetido as técnicas morfológicas, imunohistoquímicas e moleculares. Análises estereológicas para a mensuração do volume ocupado pelos constituintes teciduas, contagem de células basais p63-positivas e cálculo para o índice de proliferação celular serão realizados.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RIBEIRO SILVEIRA, LIVIA TERESA; SANTOS, TALITA DE MELLO; CAMORA, LUCAS FREDINI; PINHO, CRISTIANE FIGUEIREDO; ANSELMO-FRANCI, JANETE A.; DOMENICONI, RAQUEL FANTIN; JUSTULIN, LUIS ANTONIO; BARBISAN, LUIS FERNANDO; SCARANO, WELLERSON RODRIGO. Protective effect of resveratrol on urogenital sinus and prostate development in rats exposed in utero to TCDD (2,3,7,8-tetrachlorodibenzo-p-dioxin). REPRODUCTIVE TOXICOLOGY, v. 83, p. 82-92, JAN 2019. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.