Busca avançada
Ano de início
Entree

Bases moleculares da endocitose e morte celular desencadeadas por nanopartículas biossintéticas de prata em células tumorais de mama

Processo: 13/05432-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2013
Vigência (Término): 30 de abril de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Enzimologia
Pesquisador responsável:Marcelo Bispo de Jesus
Beneficiário:Gustavo Oliveira Pugliese
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Nanopartículas   Endocitose   Apoptose   Autofagia   Neoplasias mamárias

Resumo

A nanotecnologia tem se apresentado como uma área bastante promissora para aplicações médicas, principalmente por constituir uma nova perspectiva na busca de alternativas terapêuticas para algumas doenças. Para o câncer de mama, por exemplo, poucas alternativas farmacológicas são eficientes em seus estágios mais avançados. Desse modo, as recentemente descobertas nanopartículas de prata biossintetizadas por fungos, têm se apresentado como um recurso potencial no tratamento de células cancerígenas, podendo auxiliar no tratamento dessa doença. A presente proposta pretende entender os mecanismos de endocitose utilizados pelas células de câncer de mama (linhagem MCF-7) para internalizar as nanopartículas de prata. E ainda, propõe a análise dos processos celulares, como autofagia, apoptose e estresse oxidativo, desencadeados por essas nanopartículas em células tumorais de mama. O estudo do mecanismo de internalização, seguido do entendimento desses processos biológicos nos permitirá avaliar o potencial terapêutico dessas nanopartículas para estágios avançados do tumor, nos quais poucos recursos farmacológicos são eficazes.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALLAN RADAIC; GUSTAVO OLIVEIRA PUGLIESE; GUILHERME CAPIRAÇO CAMPESE; FRANCISCO BENEDITO TEIXEIRA PESSINE; MARCELO BISPO DE JESUS. COMO ESTUDAR INTERAÇÕES ENTRE NANOPARTÍCULAS E SISTEMAS BIOLÓGICOS. Química Nova, v. 39, n. 10, p. 1236-1244, Dez. 2016.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.