Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento e avaliação de ensaio de LAMP para detecção de E. canis em amostras de sangue canino

Processo: 13/08295-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de maio de 2013
Vigência (Término): 31 de março de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Mozart de Azevedo Marins
Beneficiário:Péricles Natan Mendes da Costa
Instituição-sede: Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP). Campus Ribeirão Preto. Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:12/01235-9 - Desenvolvimento e avaliação de ensaio baseado na técnica de amplificação isotérmica de DNA (LAMP) para a detecção de Ehrlichia canis em cães naturalmente infectados, AP.R
Assunto(s):Ehrlichia canis   Erliquiose canina

Resumo

A técnica de amplificação isotérmica de DNA mediada por loop (LAMP) pode ser aplicada no desenvolvimento de testes diagnósticos para a detecção de parasitas em amostras biológicas. Embora a PCR venha sendo aplicada com sucesso para esta finalidade, o tempo e custo para sua execução ainda inviabilizam o uso em larga escala em laboratórios de rotina. Neste projeto, será desenvolvido um ensaio de LAMP para a detecção da bactéria Ehrlichia canis, o agente da erliquiose monocítica canina (EMC), a qual é uma das principais doenças transmitidas por carrapatos aos cães. O ensaio será baseado na amplificação do gene p30 e comparado aos ensaios de PCR e PCR aninhado baseados neste gene e RNA ribossômico 16S, já descritos na literatura. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PINHANELLI, V. C.; COSTA, P. N. M.; SILVA, G.; AGUIAR, D. M.; SILVA, C. M. L.; FACHIN, A. L.; MARINS, M. Development and evaluation of a loop-mediated isothermal amplification assay for detection of Ehrlichia canis DNA in naturally infected dogs using the p30 gene. Genetics and Molecular Research, v. 14, n. 4, p. 17885-17892, 2015. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.