Busca avançada
Ano de início
Entree

"avaliação da instabilidade genômica, estresse oxidativo e modulação da expressão gênica pela Vitamina D em modelo de ratos espontaneamente hipertensos"

Processo: 12/04325-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2013
Vigência (Término): 30 de novembro de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Nutrição - Bioquímica da Nutrição
Pesquisador responsável:Lusânia Maria Greggi Antunes
Beneficiário:Carla da Silva Machado
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Vitamina D   Micronúcleo   Nutrigenômica   Ensaio cometa

Resumo

Nos últimos anos, nosso grupo tem focado na linha de pesquisa em Nutrigenômica, com o objetivo de associar tecnologias "ômicas" aos estudos citogenéticos e bioquímicos para uma maior compreensão dos mecanismos de ação dos componentes da dieta na promoção da saúde. Dietas desbalanceadas, desde deficiências ao excesso de consumo de micronutrientes, macronutrientes ou suplementos alimentares, podem alterar o metabolismo e potencializar o surgimento de doenças crônicas como o câncer, o diabetes e as doenças cardiovasculares. Um dos micronutrientes essenciais, a vitamina D recentemente vem sendo associada ao desenvolvimento de doenças endócrinas e cardiovasculares e à regulação da expressão de genes envolvidos na produção da renina no fígado e proliferação de células do músculo cardíaco e vasculares. A vitamina D é sintetizada na pele após exposição à radiação UV e obtida na dieta após o consumo de peixes como o salmão, a sardinha e a cavala, e de alimentos enriquecidos com a vitamina D, como o leite e os derivados lácteos. A deficiência dessa vitamina está presente em 30-50% da população, e estudos epidemiológicos têm revelado uma associação entre dietas deficientes em vitamina D e uma elevação na pressão arterial. A vitamina D tem influência na ativação do sistema renina-angiotensina-aldosterona, um eixo endócrino envolvido na manutenção da estabilidade hemodinâmica, e o principal regulador da pressão arterial. Considerando que a hipertensão é um fator de risco para o desenvolvimento de doenças que acometem os sistemas cardíaco, renal e vascular periférico, que a vitamina D desempenha um importante papel na fisiologia cardiovascular e que a modulação da expressão de genes relacionados à hipertensão pela vitamina D é pouco conhecida, a proposta deste projeto é avaliar o efeito de dietas deficiente ou suplementada com vitamina D sobre a modulação da expressão de genes relacionados à hipertensão arterial pela técnica de "RT2 Profiler PCR Array" em coração e rins de ratos adultos espontaneamente hipertensos (SHR- spontaneously hypertensive rats) e normotensos da linhagem Wistar Kyoto (WKY). Adicionalmente, avaliar alterações na pressão arterial e histologia de rins, a instabilidade genômica em coração, rins, fígado, medula óssea e sangue periférico por meio do ensaio cometa e teste do micronúcleo, os marcadores bioquímicos do estresse oxidativo pelos ensaios de dano oxidativo em neutrófilos isolados de sangue, determinação das substâncias reativas ao ácido tiobarbitúrico e dosagem da glutationa, e a quantificação do metabólito 25-hidroxi-vitamina D3 no plasma.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MACHADO, CARLA DA SILVA; AISSA, ALEXANDRE FERRO; RIBEIRO, DIEGO LUIS; GREGGI ANTUNES, LUSANIA MARIA. Vitamin D supplementation alters the expression of genes associated with hypertension and did not induce DNA damage in rats. JOURNAL OF TOXICOLOGY AND ENVIRONMENTAL HEALTH-PART A-CURRENT ISSUES, v. 82, n. 4, p. 299-313, FEB 16 2019. Citações Web of Science: 0.
MACHADO, CARLA DA SILVA; VENANCIO, VINICIUS PAULA; AISSA, ALEXANDRE FERRO; HERNANDES, LIVIA CRISTINA; DE MELLO, MICHELA BIANCHI; CAVALCANTI DEL LAMA, JOSE EDUARDO; GREGGI ANTUNES, LUSANIA MARIA. Vitamin D3 deficiency increases DNA damage and the oxidative burst of neutrophils in a hypertensive rat model. MUTATION RESEARCH-GENETIC TOXICOLOGY AND ENVIRONMENTAL MUTAGENESIS, v. 798, p. 19-26, MAR 2016. Citações Web of Science: 8.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.