Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudos fotofísicos e fotobiológicos de sistemas de liberação de fármacos fotossensíveis para aplicação em terapia fotodinâmica

Processo: 12/25216-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2013
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia - Farmacotecnia
Pesquisador responsável:Antonio Claudio Tedesco
Beneficiário:Emanoel Pedro de Oliveira Silva
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Ftalocianinas   Glioma   Lipossomos   Terapia fotodinâmica

Resumo

Gliomas malignos são o mais comum tipo de tumor cerebral, ocorrendo em 5-7 a cada 100.000 indivíduos por ano, sendo sua forma mais frequente o glioblastoma multiforme (GBM) o qual ocorre em 60-70% dos casos. Este tipo de tumor tem como características, um crescimento rápido e agressivo e a capacidade de se infiltrar no tecido adjacente saudável do cérebro de forma difusa, o que dificulta a visualização das delimitações do tumor e consequentemente da remoção total da região do tumor, sempre associados a um prognóstico ruim. Como tratamento usual está à ressecção cirúrgica, seguida por tratamento com radiação e quimioterapia. Contudo, as células do glioma vêm apresentando resistência a radiação e a quimioterapia utilizada. A terapia fotodinâmica (TFD) vem sendo uma alternativa para o tratamento de tumores cerebrais, além de demonstrar resultados promissores, tanto in vitro como in vivo, é uma técnica simples e não evasiva. O presente trabalho propõe-se a preparação de lipossomas de L-a-fosfatidilcolina de ovo (Lectin), usando L-a-lisofosfatidilcolina como aditivo e nanoemulsões de LDE na presença de um fotossensibilizador derivado de uma ftalocianina como ativo na Terapia Fotodinâmica. Será realizada a caracterização fotoquímica e fotofísica dos sistemas de liberação pela utilização de técnicas no estado estacionário (absorção e fluorescência) e resolvido no tempo (determinação do tempo de vida singlete, triplete e fotólise por pulso de laser) avaliando a influência dos sistemas de liberação nas características fotofísicas do derivado de ftalocianina. Além disso, serão realizados estudos fotobiológicos dos sistemas de liberação com o derivado de ftalocianina incorporado e somente com o derivado, avaliando as possíveis diferenças entre eles utilizando a linhagem celular de gliomas (U87) como modelo biológico. Com o uso desses sistemas de liberação espera-se uma maior captação do agente fotossensível pelas células de glioma, aumentando assim sua eficiência fotodinâmica. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SILVA, E. P. O.; FRANCHI, L. P.; TEDESCO, A. C. Chloro-aluminium phthalocyanine loaded in ultradeformable liposomes for photobiology studies on human glioblastoma. RSC ADVANCES, v. 6, n. 83, p. 79631-79640, 2016. Citações Web of Science: 6.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.