Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise acústica da variação entonacional de sujeitos com Síndrome de Asperger

Processo: 13/00381-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2013
Vigência (Término): 30 de abril de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Andréa Regina Nunes Misquiatti
Beneficiário:Ana Gabriela Olivati
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Linguagem infantil   Síndrome de Asperger   Entonação   Diagnóstico clínico   Acústica da fala   Inquéritos e questionários
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise Acústica | Entonação | Sindrome de Asperger | Linguagem infantil

Resumo

A Síndrome de Asperger (SA) diferencia-se do autismo clássico por englobar prejuízos na interação social e padrões de interesses restritos, não apresentando atraso na aquisição da linguagem nem nas habilidades cognitivas e de autocuidado. No entanto, ainda que sujeitos com SA não apresentem significativas anormalidades na linguagem, há pelo menos três aspectos nos padrões de comunicação desses indivíduos que são de interesse clínico: prosódia pobre, velocidade da fala incomum e modulação pobre do volume. O objetivo dessa pesquisa será analisar elementos prosódicos da fala de sujeitos diagnosticados com SA e comparar com sujeitos do grupo controle, por meio de uma análise acústica. Participarão desse estudo 20 sujeitos de ambos os gêneros abrangendo a faixa etária de 10 a 28 anos, diagnosticados com síndrome de Asperger por psiquiatra e 20 sujeitos pareados por gênero e idade, que não apresentam queixa fonoaudiológica, totalizando 40 sujeitos. Será utilizada a escala de traços autísticos - ATA com a finalidade de caracterizar melhor a amostra de participantes com SA. Serão realizadas gravações da fala de todos os sujeitos participantes, utilizando como roteiro o questionário de prosódia do ALiB, que é composto por 11 questões relativas à natureza das frases interrogativas, afirmativas e imperativas. Os dados obtidos serão analisados por meio do software PRAAT e encaminhados para tratamento estatístico, devendo ser realizada uma análise da correlação da curva entonacional dos sujeitos com SA com a curva dos sujeitos do grupo controle e, uma comparação de cada um dos três elementos prosódicos avaliados (frequência fundamental, duração e intensidade) utilizando o Teste de Mann-Whitney. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ANA GABRIELA OLIVATI; FRANCISCO BAPTISTA ASSUMPÇÃO JUNIOR; ANDRÉA REGINA NUNES MISQUIATTI. Análise acústica do padrão entoacional da fala de indivíduos com Transtorno do Espectro Autista. CoDAS, v. 29, n. 2, . (13/00381-4)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: gei-bv@fapesp.br.