Busca avançada
Ano de início
Entree

Visualização multinível de composições musicais com suporte à discriminação de elementos de teoria musical

Processo: 13/02455-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de junho de 2013
Vigência (Término): 30 de setembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Metodologia e Técnicas da Computação
Pesquisador responsável:Fernando Vieira Paulovich
Beneficiário:Gabriel Dias Cantareira
Instituição-sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:11/22749-8 - Desafios em visualização exploratória de dados multidimensionais: novos paradigmas, escalabilidade e aplicações, AP.TEM
Assunto(s):Computação gráfica   Visualização de informação

Resumo

A visualização computacional é um campo em expansão por oferecer meios de se interpretar e analisar vários tipos de dados em grande quantidade e/ou de grande complexidade, compreendendo diversas técnicas e ferramentas para fornecer a um usuário formas de interagir e explorar conjuntos de dados a fim de se obter informações úteis ou importantes. A música, por sua vez, é um campo complexo e de difícil estudo sob o ponto de vista computacional devido à análise de seu conteúdo possuir caráter muitas vezes subjetivo e dependente da interpretação humana. Embora vários trabalhos tenham sido publicados a respeito do assunto nos últimos anos, a maior parte das aplicações de visualização de informação relativas a música tende a analisar conjuntos de composições musicais a fim de agrupar ou classificar dados de acordo com algum tipo de critério. Assim, a visualização das informações contidas em uma única composição musical por si só é uma área que ainda precisa ser melhor explorada, sobretudo visando a informação musical envolvida - o conteúdo extraído por um músico a partir de partituras e tablaturas. Este projeto de mestrado propõe o estudo e desenvolvimento de uma abordagem para visualização de composições musicais que seja capaz de exibir elementos como variações de harmonia, tonalidade e tempo em uma visão estática, tendo como objetivo auxiliar um músico (ou aprendiz de músico) na tarefa de interpretar uma composição.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CANTAREIRA, GABRIEL DIAS; NONATO, LUIS GUSTAVO; PAULOVICH, FERNANDO V. MoshViz: A Detail plus Overview Approach to Visualize Music Elements. IEEE TRANSACTIONS ON MULTIMEDIA, v. 18, n. 11, p. 2238-2246, NOV 2016. Citações Web of Science: 1.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CANTAREIRA, Gabriel Dias. Visualização computacional de música com suporte à discriminação de elementos de teoria musical. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.