Busca avançada
Ano de início
Entree

VIABILIDADE E EFICIÊNCIA DE ÓLEOS ESSENCIAIS NO MAJENO DO MÍLDIO DA VIDEIRA (Vitis spp.)

Processo: 13/02780-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de junho de 2013
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitossanidade
Pesquisador responsável:Ana Maria Rodrigues Cassiolato
Beneficiário:Regis de Oliveira Fialho
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia (FEIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ilha Solteira. Ilha Solteira , SP, Brasil
Assunto(s):Óleos essenciais   Controle alternativo

Resumo

Os prejuízos causados pelo uso indiscriminado e incorreto de defensivos agrícolas, o surgimento de resistência de fitopatógenos a fúngicidas e a conscientização ecológica, tem motivado o desenvolvimento de métodos e produtos alternativos no controle de doenças de plantas, em que os óleos essenciais têm sido apontados como uma opção. O míldio, causado por Plasmopara viticola, é uma doença importante da videira. Assim, dando continuidade aos resultados já obtidos e visando contribuir para a elaboração de um programa de manejo das doenças da videira, de baixo impacto ambiental, está sendo proposto o presente trabalho. Para isso foram selecionados sete óleos essenciais, com base em informações obtidas no trabalho anterior. Este trabalho tem como objetivos avaliar, em laboratório e casa de vegetação a viabilidade e eficiência de óleos essenciais de canela, eucalipto globulus, manjerona, melaleuca, menta piperita, orégano e tomilho branco no manejo do míldio da videira, nos seguintes aspectos: Determinar em laboratório as condições de substrato mais adequadas para avaliar a germinação de esporos de P. viticola; avaliar em laboratório se existe efeito fungicida ou fungistático dos óleos essenciais sobre P. viticola; determinar em casa de vegetação a persistência da atividade antifúngica sobre P. viticola; determinar em casa de vegetação a resistência à chuva dos óleos essenciais; determinar em casa de vegetação o efeito curativo e/ou preventivo dos óleos essenciais sobre o míldio da videira; avaliar possíveis sintomas de fitotoxicidade dos óleos essenciais nas plantas de videira. Com esses resultados espera-se encontrar novos produtos que possam ser avaliados em campo, em uma próxima etapa e posteriormente ser recomendados para o uso pelo produtor.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FIALHO, Regis de Oliveira. Viabilidade e eficiência de óleos essenciais no manejo do míldio da videira. 2015. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Engenharia. Ilha Solteira Ilha Solteira.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.