Busca avançada
Ano de início
Entree

Aspectos do nicho de regeneração em duas espécies de Gochnatia (Asteraceae) em comunidade de cerrado

Processo: 13/03748-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de junho de 2013
Vigência (Término): 31 de agosto de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica
Pesquisador responsável:Rosana Marta Kolb
Beneficiário:Jonathan Wesley Ferreira Ribeiro
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Germinação   Plântulas   Sementes   Crescimento vegetal   Fitocromo   Asteraceae
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:crescimento | desenvolvimento | fitocromo | Germinação | Plântulas | Sementes | Ecofisiologia Vegetal

Resumo

Um dos pressupostos para que ecossistemas abriguem alta riqueza de espécies é que estas não ocupem os mesmos nichos ecológicos. A diferenciação de nicho ecológico pode acorrer através de adaptações distintas das espécies aos seus ambientes naturais. Em plantas, a diferenciação de nicho ocorre já nas primeiras fases de desenvolvimento, com sementes e plântulas de espécies coexistentes apresentando adaptações distintas ao ambiente. Temperatura e luz são os fatores ambientais que mais interferem na fase de germinação e no desenvolvimento de plântulas. A compreensão das adaptações das espécies a tais fatores é imprescindível para manutenção e conservação dos ecossistemas frente às mudanças climáticas e aos impactos de origem antrópica. O Cerrado é considerado um hostspot para conservação mundial, e o estado de São Paulo apresenta um dos quadros mais intensos de devastação desse bioma. Uma das poucas áreas conservadas no estado encontra-se na Estação Ecológica de Assis. Nesta unidade de conservação as espécies Gochnatia barrosii Cabrera e G. polymorpha (Less.) Cabrera apresentam algumas diferenças em sua distribuição nas diferentes formações fitofisionômicas do Cerrado. Assim, o objetivo deste estudo será analisar aspectos do nicho de regeneração relacionados ao comportamento germinativo e desenvolvimento inicial de plantas dessas espécies frente a diferentes condições de temperatura e luz. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RIBEIRO, Jonathan Wesley Ferreira. Aspectos do nicho de regeneração em duas espécies de Gochnatia (Asteraceae) em comunidade de cerrado. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Letras. Assis Assis.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: gei-bv@fapesp.br.