Busca avançada
Ano de início
Entree

Aspectos do nicho de regeneração em duas espécies de Gochnatia (Asteraceae) em comunidade de cerrado

Processo: 13/03748-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de junho de 2013
Vigência (Término): 31 de agosto de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica
Pesquisador responsável:Rosana Marta Kolb
Beneficiário:Jonathan Wesley Ferreira Ribeiro
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Germinação   Plântulas   Sementes   Crescimento vegetal   Fitocromo   Asteraceae

Resumo

Um dos pressupostos para que ecossistemas abriguem alta riqueza de espécies é que estas não ocupem os mesmos nichos ecológicos. A diferenciação de nicho ecológico pode acorrer através de adaptações distintas das espécies aos seus ambientes naturais. Em plantas, a diferenciação de nicho ocorre já nas primeiras fases de desenvolvimento, com sementes e plântulas de espécies coexistentes apresentando adaptações distintas ao ambiente. Temperatura e luz são os fatores ambientais que mais interferem na fase de germinação e no desenvolvimento de plântulas. A compreensão das adaptações das espécies a tais fatores é imprescindível para manutenção e conservação dos ecossistemas frente às mudanças climáticas e aos impactos de origem antrópica. O Cerrado é considerado um hostspot para conservação mundial, e o estado de São Paulo apresenta um dos quadros mais intensos de devastação desse bioma. Uma das poucas áreas conservadas no estado encontra-se na Estação Ecológica de Assis. Nesta unidade de conservação as espécies Gochnatia barrosii Cabrera e G. polymorpha (Less.) Cabrera apresentam algumas diferenças em sua distribuição nas diferentes formações fitofisionômicas do Cerrado. Assim, o objetivo deste estudo será analisar aspectos do nicho de regeneração relacionados ao comportamento germinativo e desenvolvimento inicial de plantas dessas espécies frente a diferentes condições de temperatura e luz. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERREIRA RIBEIRO, JONATHAN WESLEY; KOLB, ROSANA MARTA. Distinct germination responses may contribute to the distribution pattern of two Moquiniastrum species in different phytophysiognomies from the Brazilian savanna. FLORA, v. 223, p. 159-166, AUG 2016. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RIBEIRO, Jonathan Wesley Ferreira. Aspectos do nicho de regeneração em duas espécies de Gochnatia (Asteraceae) em comunidade de cerrado. 2014. 92 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências e Letras (Campus de Assis)..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.