Bolsa 13/04045-9 - Carcinoma mucoepidermoide, Glândulas salivares - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo integrado de expressão gênica e de microRNAs em carcinomas mucoepidermoides de glândulas salivares

Processo: 13/04045-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2013
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2016
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Clínica Odontológica
Pesquisador responsável:Fabricio Passador-Santos
Beneficiário:Amy Louise Brown
Instituição Sede: Centro de Pesquisas Odontológicas São Leopoldo Mandic. Faculdade São Leopoldo Mandic (SLMANDIC). Sociedade Regional de Ensino e Saúde S/S Ltda (SRES). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Carcinoma mucoepidermoide   Glândulas salivares   Técnicas de diagnóstico molecular   Expressão gênica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Carcinoma Mucoepidermóide | expressão gênica | Glândulas Salivares | microRNA | Patologia Molecular | prognóstico | Patologia Bucal

Resumo

O carcinoma mucoepidermoide é a neoplasia maligna mais comum das glândulas salivares. Embora o diagnóstico deste tumor esteja bem estabelecido, atualmente não existem parâmetros confiáveis para prognosticar o comportamento clínico e pacientes podem ser tratados muito conservadoramente permitindo a progressão da doença ou tratados muito agressivamente aumentando a morbidade. Recentemente, foi descrita a translocação recorrente t(11;19) causando a formação de um transcrito fusionado (CRTC1/MAML2) principalmente, mas não exclusivamente, nos tumores com baixo grau e com características prognósticas favoráveis. Entretanto alguns tumores de alto grau também apresentaram a translocação dificultando seu uso como um marcador definitivo de prognóstico. Embora exista vasta evidência em termos do uso de técnicas de expressão gênica em carcinoma de mama com o uso de Microarrays, poucos estudos de expressão gênica global de carcinomas mucoepidermoides foram realizados até o presente. Estes estudos utilizaram poucos casos e apresentaram dados discrepantes. Os microRNAs são pequenos RNAs com cerca de 19-25 nucleotídeos e representam uma nova categoria de controle pós-transcricional de expressão de proteínas. Na última década tem sido demonstrado seu papel na etiologia de diversas neoplasias. Além disso os microRNAs têm sido utilizados como marcadores de prognóstico, diagnóstico e de resposta a fármacos em alguns tumores e podem representar uma nova oportunidade terapêutica. Não existem relatos na literatura a respeito do perfil de expressão dos microRNAs no carcinoma mucoepidermoide. Neste estudo serão avaliados o perfis de expressão gênica e de microRNAs e os dados serão correlacionados com características clínicas, histológicas e classificação histológica dos carcinomas mucoepidermoides para identificar possíveis marcadores de prognóstico. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NAAKKA, ERIKA; BARROS-FILHO, MATEUS CAMARGO; ADNAN-AWAD, SHADY; AL-SAMADI, AHMED; MARCHI, FABIO ALBUQUERQUE; KUASNE, HELLEN; KORELIN, KATJA; SULEYMANOVA, ILIDA; BROWN, AMY LOUISE; SCAPULATEMPO-NETO, CRISTOVAM; et al. iR-22 and miR-205 Drive Tumor Aggressiveness of Mucoepidermoid Carcinomas of Salivary Gland. FRONTIERS IN ONCOLOGY, v. 11, . (12/10382-5, 13/04045-9)