Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da erosão hídrica por meio da Equação Universal de Perda de Solo modificada (MEUPS) na bacia hidrográfica do Ribeirão Jacutinga, Rio Claro (SP)

Processo: 13/06607-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2013
Vigência (Término): 31 de maio de 2014
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geografia Física
Pesquisador responsável:Sergio dos Anjos Ferreira Pinto
Beneficiário:Mariana Morila Oliveira
Instituição-sede: Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Uso do solo   Geoprocessamento   Erosão hídrica

Resumo

A erosão hídrica é um dos principais processos responsáveis pela degradação do solo, acarretando em perdas de parcelas de solos aptos à agricultura, à perda de insumos agrícolas e ao consequente carreamento de defensivos agrícolas e sedimentos em excesso aos rios, podendo causar fenômenos como o da eutrofização e assoreamento dos corpos d`água. Tal cenário faz necessária a realização de trabalhos de caráter técnico e científico a fim de proporcionar subsídios ao planejamento do uso da terra, visando a proteção dos recursos naturais bióticos e abióticos. Para o desenvolvimento deste trabalho é necessário encontrar uma unidade de análise capaz de integrar os diferentes elementos da paisagem, hidrosfera, atmosfera, biosfera e litosfera. Dessa forma adota-se para este trabalho a bacia hidrográfica como principal unidade de estudos. A partir dessa questão, este projeto terá como enfoque a avaliação da erosão hídrica de superfície através do modelo preditivo MEUPS (Modificação da Equação Universal de Perda de Solo). Com o auxílio de documentos cartográficos, produtos de sensoriamento remoto, e o uso de geotecnologias, este trabalho objetiva-se em avaliar o Potencial Natural de Erosão na bacia do ribeirão Jacutinga, localizado no município de Rio Claro - SP.