Busca avançada
Ano de início
Entree

Relações entre eventos de precipitação intensa no norte do Nordeste do Brasil e a atuação da oscilação de Madden-Julian

Processo: 13/09642-5
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 15 de setembro de 2013
Vigência (Término): 14 de dezembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Meteorologia
Pesquisador responsável:Adilson Wagner Gandu
Beneficiário:Francisco das Chagas Vasconcelos Júnior
Supervisor no Exterior: Charles Jones
Instituição-sede: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa: University of California, Santa Barbara (UC Santa Barbara), Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:11/09314-2 - Variabilidade intrassazonal do balanço de vapor d'água e a Pré-Estação chuvosa no norte do nordeste brasileiro: clima presente e projeções futuras, BP.DR
Assunto(s):Oscilação de Madden-Julian   Mudança climática   Temperatura da superfície do mar

Resumo

O norte do Nordeste do Brasil (nNEB) é uma região com uma variabilidade climática bastante significativa, incluindo as escalas interanual a multidecadal, em que extremos de precipitação severa podem ter fortes impactos. Em particular, sua variabilidade interanual está associada com padrões das anomalias de Temperatura da Superfície do Mar (TSM) nos Oceanos Pacífico e Atlântico tropical que influencia transporte de umidade, atividade convectiva e o posicionamento da Zona de Convergência Intertropical, e esta última influencia uma curta estação chuvosa. A variabilidade espacial e temporal de precipitação também é considerável. nNEB Essa região ainda apresenta uma pré-estação chuvosa ocasionada por frentes oriundas de latitudes mais altas (em sua porção mais ao sul) e vórtices ciclônicos de altos níveis. Eventos de precipitação intensa de alguns dias podem acarretar perdas agrícolas, material e humana. É conhecido que o período chuvoso do nNEB é modulado pela Oscilação de Madden-Julian (OMJ), o modo dominante de variabilidade intrassazonal na região tropical. OMJ é considerada como um mecanismo para a ocorrência de altos acumulados diários de chuva no nNEB, também foi mostrada que OMJ modifica o transporte de umidade sobre a América do Sul. Contudo, estes trabalhos não levaram em conta a modificação nos padrões de transporte e balanço de vapor sobre o Nordeste em eventos extremos de precipitação intensa durante o período chuvoso, quando associados com a atuação da OMJ ou com as fases do seu ciclo de vida. Este trabalho analisará a associação dos eventos de precipitação intensa dentro da pré-estação e da estação chuvosa no nNEB com a atuação da OMJ, investigando ainda as modificações no transporte e balanço de vapor d'água durante esses eventos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FRANCISCO DAS CHAGAS VASCONCELOS JUNIOR; CHARLES JONES; ADILSON WAGNER GANDU. Variações Interanuais e Intrasazonais do Início e do Fim da Pré-Estação Chuvosa e da Estação Chuvosa no Norte do Nordeste do Brasil. Revista Brasileira de Meteorologia, v. 33, n. 3, p. 472-484, . (11/09314-2, 13/09642-5)
VASCONCELOS JUNIOR, FRANCISCO DAS CHAGAS; JONES, CHARLES; GANDU, ADILSON W.; MARTINS, EDUARDO SAVIO P. R.. Impacts of the Madden-Julian Oscillation on the intensity and spatial extent of heavy precipitation events in northern Northeast Brazil. INTERNATIONAL JOURNAL OF CLIMATOLOGY, v. 41, n. 6, . (13/09642-5, 11/09314-2)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.