Busca avançada
Ano de início
Entree

Troca de gases de efeito estufa do solo em função do manejo e correção de acidez

Processo: 12/09550-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2013
Vigência (Término): 26 de dezembro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:Ciro Antonio Rosolem
Beneficiário:Moniki Campos Janegitz
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Fertilidade do solo   Calagem

Resumo

A calagem, prática agrícola fundamental para correção do solo e obtenção de alta produtividade, resulta em emissões de gases de efeito estufa, principalmente o CO2. É possível que a aplicação de silicato ou calcário junto ao gesso agrícola possa ser eficiente em melhorar o balanço de carbono em relação ao uso somente de calcário. Assim, o presente trabalho tem como objetivo avaliar a emissão de gases de efeito estufa do solo para a atmosfera, bem como possíveis alterações no estoque de carbono no perfil do solo, em função da correção da acidez do solo utilizando silicato, calcário e gesso, em sistemas de semeadura direta e convencional. A pesquisa será realizada em Botucatu, SP, em semeadura direta e em sistema convencional, tendo como cultura de verão a soja seguida de safrinha com milho + braquiária, nos anos agrícolas de 2012 a 2015. Os solos das duas áreas experimentais serão amostrados nas camadas de 0-10, 10-20, 20-40 e 40-60 cm, antes da aplicação dos tratamentos, e antes da semeadura da soja, nos anos 2012/2013/2014 (novembro/dezembro) para determinação da fertilidade, teor de carbono e fracionamento da matéria orgânica. O aporte e a persistência de palha sobre o solo será avaliado periodicamente, determinando-se a massa dos resíduos vegetais secos e também os teores de carbono. Em ambas as culturas será feita a diagnose foliar, quantificação radicular, produção de grãos e teor de carbono nos grãos e raiz. As amostragens de gases para a determinação dos fluxos do CO2, N2O e CH4 provenientes do solo serão realizadas após a aplicação dos tratamentos nos anos de 2012, e repetidas em 2013 e 2014, após a semeadura da soja nas safras de 2012/2013, 2013/2014 e 2014/2015, e a partir de março de 2013 e 2014 após a semeadura da braquiária e milho. No final do experimento será determinado o balanço de carbono no sistema.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
JANEGITZ, Moniki Campos. Emissão de gases de efeito estufa e estoque de carbono no solo em função do manejo e correção de acidez. 2016. 113 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências Agronômicas (Campus de Botucatu)..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.