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Ampliando os sistemas de aeronaves não tripuladas: especificação de uma arquitetura de comunicação de dados segura e com vista à mobilidade

Processo: 12/16171-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2013
Vigência (Término): 31 de março de 2017
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Sistemas de Computação
Pesquisador responsável:Kalinka Regina Lucas Jaquie Castelo Branco
Beneficiário:Daniel Fernando Pigatto
Instituição-sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):14/13713-8 - Aplicação de inteligência artificial em protocolos de comunicação de dados para comunicações internas em veículos aéreos não tripulados, BE.EP.DR
Assunto(s):Comunicação   Redes de computadores   Segurança de redes

Resumo

Sistemas embarcados são sistemas computacionais que fazem parte de um sistema maior provendo, geralmente, monitoramento e controle em tempo real para todo o sistema. Eles fornecem um conjunto pré-definido de tarefas, normalmente dedicados a uma aplicação em tempo real, e apresentam requisitos especiais. Estes sistemas são considerados críticos quando eventos de falha podem acarretar perdas de vidas humanas ou perdas de ativos de alto valor. Geralmente estes sistemas operam com frequente troca de informações entre as partes internas do veículo ou do veículo com estações de solo ou, ainda, com outros veículos. Por se tratar de sistemas de tempo real, esta comunicação em geral exige baixa latência e mecanismos de segurança que garantam os requisitos básicos de um cenário crítico, tais como confidencialidade, integridade, autenticidade e disponibilidade dos canais de comunicação. Associado a isso está a preocupação com a segurança ("saúde") dos módulos/componentes de um veículo, os quais podem apresentar falhas de funcionamento, sejam elas intencionais (tentativas de ataques) ou não, que podem levar o veículo a provocar acidentes. Tendo em vista esta necessidade crescente de se assegurar a comunicação e o funcionamento de veículos não tripulados somada à desejável característica de aumento da conectividade em cenários deste tipo, este plano de trabalho propõe a especificação completa de uma arquitetura de comunicação de dados com vista a aspectos de segurança e mobilidade. O cenário aéreo será foco do desenvolvimento deste trabalho, porém espera-se obter uma arquitetura flexível de modo que seja facilmente portável para outros cenários de veículos não tripulados, tais como o terrestre e o aquático. A especificação desta arquitetura de comunicação de dados contribuirá para a inserção de novas aeronaves heterogêneas no espaço aéreo, uma vez que os requisitos para o processo de certificação das mesmas estarão sendo contemplados. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SILVA, NATASSYA B. F.; PIGATTO, DANIEL F.; MARTINS, PAULO S.; BRANCO, KALINKA R. L. J. C. Case studies of performance evaluation of cryptographic algorithms for an embedded system and a general purpose computer. JOURNAL OF NETWORK AND COMPUTER APPLICATIONS, v. 60, p. 130-143, JAN 2016. Citações Web of Science: 6.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PIGATTO, Daniel Fernando. HAMSTER - arquitetura de comunicação de dados voltada à verificação de saúde, mobilidade e segurança para sistemas não tripulados. 2017. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação São Carlos.

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