Busca avançada
Ano de início
Entree

Por outras espacialidades: uma cartografia da pedagogização dos espaços sociais

Processo: 12/20469-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2013
Vigência (Término): 30 de abril de 2015
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Julio Roberto Groppa Aquino
Beneficiário:Ana Paula Nunes Chaves
Instituição-sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Espaço social   Parques

Resumo

Ao refletirmos sobre o modo como as práticas sociais são condicionadas por jogos de força que as criam e recriam espacialmente, parece-nos pertinente indagar sobre as formas particulares de produção de espacialidades específicas por mecanismos pedagogizantes que ultrapassam os muros escolares, alastrando-se cada vez mais no cenário urbano contemporâneo. Assim, a presente pesquisa tem como propósito perspectivar analiticamente como os processos de pedagogização social inventam e governam espaços. Para tanto, propomo-nos a analisar a relação entre educação e produção de espaços, a partir de uma dimensão que considere o âmbito de (auto)governamento dos cidadãos, evidenciadas por práticas instituídas no Parque do Ibirapuera - SP. O corpus da análise aproxima-se do pensamento arqueogenealógico foucaultiano e fará uso do conceito de heterotopia, o qual propicia uma recontextualização do espaço quando traz à tona novas interpretações a respeito de governamento, de resistência e de (re)criação espaciais. O referencial teórico mobiliza os trabalhos de Doreen Massey, Edward Soja, Henri Lefebvre, David Harvey, Claude Raffestin, Milton Santos, Rogério Haesbaert, além de Michel Foucault propriamente. Assim sendo, além dos estudos bibliográficos, seguiremos duas etapas de trabalho: a análise de documentos acerca do Parque do Ibirapuera, bem como a observação e o registro de práticas ali em curso. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CHAVES, Ana Paula Nunes. Por outras espacialidades: uma cartografia da pedagogização no Parque Ibirapuera, SP. 2015. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Educação São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.