Busca avançada
Ano de início
Entree

A Autorregulação da Aprendizagem de alunos em Curso de Formação de Professores: uma proposta de intervenção

Processo: 12/25497-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2013
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2016
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Evely Boruchovitch
Beneficiário:Danielle Ribeiro Ganda
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Aprendizagem autorregulada   Estudantes universitários   Desempenho acadêmico
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alunos Universitários | Aprendizagem autorregulada | desempenho acadêmico | Autorregulação da aprendizagem

Resumo

A autorregulação é o processo pelo qual o indivíduo monitora, controla e reflete sobre a própria aprendizagem. Alunos autorregulados possuem características motivacionais, metacognitivas e comportamentais que potencializam o seu aprendizado. Tendo em vista a importância da aprendizagem autorregulada nos dias atuais, o presente trabalho tem como objetivo avaliar a eficácia de uma proposta de intervenção voltada à promoção da autorregulação. A amostra será composta por, aproximadamente, 80 alunos de duas turmas do 1° ano de um curso de Pedagogia, de uma universidade pública brasileira. A pesquisa seguirá um delineamento quase experimental, no qual, aleatoriamente, uma das turmas será escolhida como grupo controle e a outra como grupo experimental. No pré-teste e no pós-teste, os estudantes responderão aos instrumentos relacionados a cinco variáveis da autorregulação: motivação, autoeficácia, estratégias de aprendizagem, atribuição de causalidade e estratégias autoprejudiciais. A intervenção ocorrerá semanalmente, num período de três meses e incluirá 10 sessões, sendo quatro presenciais e seis online. Espera-se que, após a intervenção, os alunos do grupo experimental se tornem estudantes mais autorregulados no que concerne às variáveis trabalhadas e apresentem melhor desempenho acadêmico, quando comparados aos do grupo controle. Os dados serão discutidos em relação ao impacto que a aprendizagem autorregulada pode desempenhar na trajetória acadêmica do aluno universitário, assim como as implicações que poderá ter em sua vida profissional como futuro professor e educador.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GANDA, Danielle Ribeiro. A autorregulação da aprendizagem de alunos em curso de formação de professores: um programa de intervenção. 2016. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Campinas, SP.