Busca avançada
Ano de início
Entree

Entre - territórios: a dança como catalisadora de diferentes noções de composição

Processo: 13/02781-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2013
Vigência (Término): 30 de abril de 2016
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Dança
Pesquisador responsável:Matteo Bonfitto Júnior
Beneficiário:Karina Campos de Almeida
Instituição-sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):15/05934-7 - Virada coreográfica: um estudo sobre iniciativas de vanguarda da dança nos anos de 1950 e de 1960, BE.EP.DR
Assunto(s):Dança contemporânea   Processo criativo

Resumo

O presente projeto de doutorado tem como campo de investigação a composição cênica e o performer. Por performer entende-se aqui o artista da cena que não restringe o próprio trabalho a uma linguagem específica mas transita entre elas. Apresenta-se, assim, uma proposta de pesquisa que visa refletir, analisar, e problematizar a questão da composição cênica e do performer em um contexto onde o fazer artístico não se encontra mais, necessariamente, em um território fixo e delimitado, quer seja dança, teatro ou performance. O fazer artístico passa a ser assim um território de processualidades que dissolve as fronteiras entre as linguagens criando um espaço de intersecção que não ignora ou abandona as especificidades presentes em cada uma delas, mas sim investiga possibilidades de composição em um espaço de ação, em um espaço performativo. Visando ampliar e aprofundar o estudo sobre as noções de composição cênica e de atuação, propõe-se aqui uma investigação teórico-prática onde a dança contemporânea será a matriz catalisadora de processos compositivos provenientes de outras formas de arte a partir de três estudos de caso: o cineasta Serguei Eisenstein; o compositor John Cage e o pintor Wassily Kandinsky. A partir desta interlocução, pretende-se reconhecer e discutir princípios que emergem desses fazeres artísticos e relacioná-los com as Artes da Cena, e mais especificamente, com a questão do performativo.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ALMEIDA, Karina Campos de. Entre-terrítórios = a dança como catalisadora de diferentes noções de composição=In-between territories: dance as catalyst of different compositional strategies. 2016. 241 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.