Busca avançada
Ano de início
Entree

Manutenção da palha em superfície e seu efeito nos atributos do solo e na produtividade do canavial

Processo: 13/02792-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2013
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Engenharia Agrícola - Engenharia de Água e Solo
Pesquisador responsável:Zigomar Menezes de Souza
Beneficiário:Ana Paula Guimarães Santos
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Agrícola (FEAGRI). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Cana-de-açúcar   Matéria orgânica   Fertilidade do solo   Física do solo   Manejo do solo

Resumo

A manutenção da palha sobre a superfície do solo resulta em aumento dos estoques de carbono do solo, redução das emissões totais de gases do efeito estufa, melhoria dos atributos físicos e químicos do solo, aumento da atividade biológica do solo e aumento da infiltração e armazenamento de água no solo. Por outro lado, o setor sucroenergético vem se posicionando no sentido de utilizar parte desta palha para produção de energia e etanol de 2ª geração. Desta forma, é importante avaliar qual a quantidade de palha deve ser mantida no solo visando à sustentabilidade do canavial. Portanto, o objetivo deste projeto será avaliar a manutenção de diferentes quantidades de palha na superfície do solo e seus efeitos nos atributos físicos, químicos, estoques de carbono do solo e na produtividade do canavial. Os experimentos serão conduzidos nas usinas Iracema (Latossolo Vermelho eutroférrico muito argiloso) e Porto das Águas (Latossolo Vermelho distrófico argiloso), localizadas nos municípios de Iracemápolis-SP e Chapadão do Céu-GO, respectivamente. Os experimentos serão montados considerando um delineamento de blocos ao acaso com quatro repetições. Cada parcela será composta por 10 linhas de cana-de-açúcar, com espaçamento de 1,5 m e 10 m de comprimento. Anualmente será feito o acompanhamento dos atributos físicos, químicos e carbono do solo com intuito de avaliar o efeito da manutenção de quantidades distintas de palha na superfície do solo nas profundidades de 0,00-0,10, 0,10-0,20, 0,20-0,40, 0,40-0,60 e 0,60-1,00 m. A qualidade física do solo será avaliado por meio do intervalo hídrico ótimo e resistência tênsil do agregado. Será estudado a decomposição da palha, o crescimento da parte aérea e sistema radicular da cultura da cana-de-açúcar. Espera-se obter resultados indicando os efeitos da manutenção de diferentes quantidades de palha na superfície do solo em condições climáticas distintas, visando auxiliar na resposta para a pergunta científica: quanto de palha de cana-de-açúcar pode ser retirado do canavial para utilização industrial, sem comprometer a sustentabilidade da produção de cana-de-açúcar.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANTOS, Ana Paula Guimarães. Manutenção da palha em superfície e seu efeito nos atributos do solo e na produtividade do canavial. 2016. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Agrícola.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.