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Estimativa da prevalência de comportamentos de risco, e de acidentes de trânsito - e determinantes - entre motoristas de caminhão que circulam por rodovias do Estado de São Paulo

Processo: 13/03615-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2013
Vigência (Término): 31 de maio de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Saúde Pública
Pesquisador responsável:Lúcio Garcia de Oliveira
Beneficiário:Carlos Vinícius Dias de Almeida
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:11/11682-0 - Estudo sobre o uso múltiplo de drogas, funcionamento cognitivo, psíquico, emocional e transtornos do sono entre motoristas de caminhão no estado de São Paulo, AP.JP
Assunto(s):Acidentes de trânsito   Estudos transversais   Drogas ilícitas   População em risco   Epidemiologia

Resumo

Introdução e Justificativa: o elevado número de acidentes de trânsito (AT) nas rodovias tem despertado a atenção das autoridades públicas, dos quais muitos têm envolvido veículos de carga. Sobretudo, o fator humano tem contribuído com 90% desses AT. Considerando-se que os motoristas de caminhão estão predispostos à emissão de comportamentos de risco para o alívio das condições adversas de sua atividade ocupacional, podem estar sujeitos à ocorrência de AT. Objetivos: estimar a prevalência de comportamentos de risco e de violência no trânsito entre motoristas de caminhão no Estado de São Paulo e sua associação a AT. Plano de trabalho e cronograma de sua execução: a execução desse projeto está prevista para 12 meses. Métodos: o trabalho de campo tem sido realizado desde junho/2012 (Processo FAPESP N° 2011/11682-0). Os participantes têm sido solicitados a responder um instrumento de pesquisa sobre informações sociodemográficas, ocupacionais, uso de drogas, comportamentos de risco e de violência no trânsito, assim como seu envolvimento em AT. Forma de análise dos resultados: os questionários têm sido digitados no programa Epi-Info v.3.5.4. A análise descritiva das informações será realizada no software Stata 8.0. Posteriormente, os participantes serão agrupados conforme o envolvimento em AT (sim/não) para avaliar as variáveis associadas a AT. Finalmente, será realizado um modelo de regressão logística - forward selection - para identificar as determinantes de AT entre os motoristas de caminhão. Em todos os casos, a hipótese nula será refutada quando p<0.05.