Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização clínica, laboratorial e terapêutica de equinos infectados pela borreliose de lyme símile (brasileira)

Processo: 13/03732-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2013
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:Antonio de Queiroz Neto
Beneficiário:Roberta Carvalho Basile
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Uveíte   Artrite   Carrapatos

Resumo

A Borreliose de Lyme-Símile é uma zoonose transmitida por carrapatos dos gêneros Amblyomma e/ou Rhipicephalus, análoga à Borreliose de Lyme do hemisfério norte porém tipicamente brasileira, causada por espiroquetas do complexo Borrelia burgdorferi, de morfologia atípica tanto nos hospedeiros vertebrados quanto invertebrados. Possui caráter altamente mórbido e recorrente em humanos sendo capaz de desenvolver muitas complicações sistêmicas tais como afecções articulares, cardíacas, oftálmicas e neurológicas. É uma infecção pouco explorada e estudada nos equinos nacionais, especialmente em seus aspectos clínicos e terapêuticos. Este projeto pesquisará a evolução clínica, sorológica e terapêutica da doença em equinos infectados experimentalmente e de maneira natural e realizará um levantamento da sua ocorrência nas regiões de diagnóstico recente em humanos no Estado de São Paulo.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BASILE, Roberta Carvalho. Borreliosis in horses : epidemiology, experimental infection and therapeutic. 2016. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.