Busca avançada
Ano de início
Entree

Trajetórias em construção: um olhar sociocultural sobre tornar-se professor de inglês

Processo: 13/04431-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2013
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2017
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Aplicada
Pesquisador responsável:Maria Helena Vieira Abrahão
Beneficiário:Fernando Silverio de Lima
Instituição Sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):15/01495-9 - Trajetórias em construção: um olhar sociocultural sobre tornar-se professor de inglês, BE.EP.DR
Assunto(s):Prática de ensino   Formação inicial   Ensino de língua estrangeira   Formação de professores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Curso de Letras | Ensino de Línguas | formação de professores | formação inicial | Prática de Ensino | Teoria Sociocultural | Formação de Professores

Resumo

O presente projeto tem por objetivo um estudo qualitativo longitudinal de natureza interpretativa sobre o processo de formação de professores de inglês sob uma vertente sociocultural. As participantes são três alunas de um curso de licenciatura dupla em Letras (Português e Inglês) matriculadas em uma universidade estadual brasileira. Os instrumentos e procedimentos selecionados para o estudo compreendem grupos focais, diários de estágio, trabalhos acadêmicos escritos e entrevistas. A coleta de dados será realizada ao longo de três anos dos quatro de formação inicial das participantes, e a triangulação será feita com base na combinação dos instrumentos utilizados em cada um dos três anos. O referencial teórico que embasa o estudo advém de pressupostos socioculturais dos trabalhos do psicólogo soviético Lev. S Vygotsky e seus seguidores (JOHNSON, 2009; JOHNSON; GOLOMBECK, 2011; LANTOLF; THORNE, 2006, entre outros) e seus desdobramentos para a formação de professores na linguística aplicada. Com base na premissa de que o desenvolvimento humano é um processo social mediado, que se estabelece em contextos sociais específicos que transformam os seres humanos no curso de sua história, buscamos com o projeto desvelar as histórias e experiências das alunas de Letras que se configuram em seu processo de formação profissional, traçando uma linha do tempo que possibilita visualizar a construção dessa trajetória.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LIMA, Fernando Silverio de. Trajetórias em espiral: a formação histórico-cultural de professores de inglês. 2017. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas. São José do Rio Preto São José do Rio Preto.