Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da ação de Nanopartículas associadas à curcumina em células de carcinoma cervical positivo para HPV

Processo: 13/04286-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2013
Vigência (Término): 31 de março de 2017
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Molecular e de Microorganismos
Pesquisador responsável:Paula Rahal
Beneficiário:Renata Prandini Adum de Matos
Instituição-sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Nanopartículas   Infecções por Papillomavirus   Virologia   Curcumina

Resumo

Os Papilomavírus Humanos (HPV) são uma família de vírus de DNA com mais de 180 tipos, e são divididos em HPVs de alto e baixo risco. Os HPVs de alto risco mais importantes são os HPV-16 e -18, que juntos são responsáveis pela causa de mais de 70% dos carcinomas cervicais. O HPV tem tropismo pelas superfícies epiteliais cutâneas ou mucosas. As opções de tratamento incluem cirurgia, criogenia, drogas e terapias antivirais. Entretanto, o uso de drogas apresenta efeitos colaterais tais como dores, vermelhidão, coceira, queimação e hipersensibilidade. A associação de um composto natural com propriedades anticarcinogênicas e antivirais à uma nanopartícula aumentaria a sua captação e biodisponibilidade celular e diminuiria sua velocidade de metabolismo intracelular. A curcumina é um composto hidrofóbico bioativo muito versátil que possui propriedades antioxidante, anti-inflamatória, anti-hiperlipidêmica, antiangiogênica, antineoplásica e quimioprotetora, que também possui a capacidade de diminuir a expressão dos oncogenes do HPV. Entretanto, sua aplicação como agente ativo tem sido limitada pela sua baixa solubilidade em água e biodisponibilidade. O sistema de entrega de fármacos por meio de nanoemulsões permite que compostos lipofílicos comportem-se como compostos anfifílicos em sistemas biológicos, aumentando a compatibilidade, biodisponibilidade e eficácia do fármaco. Outro sistema de entrega é a nanoesfera, que oferece muitas vantagens farmacêuticas para a entrega de fármacos hidrofóbicos, como aumento de estabilidade com aperfeiçoamento da hemocompatibilidade e farmacocinética. A necessidade de um tratamento antiviral não invasivo e com poucos ou nenhum efeito colateral vem crescendo devido ao grande número de pessoas que apresentam lesões intraepiteliais causadas pela infecção por HPV e a nanotecnologia associada a compostos naturais pode ser um futuro tratamento. Este projeto tem como objetivo analisar a ação de nanoemulsão e nanoesferas associadas à curcumina na expressão de oncogenes virais E5, E6 e E7 de HPV-16, e em genes alvos dos oncogenes em linhagem de carcinoma cervical HPV-16 positiva (in vitro) e analisar a ação da nanopartícula que apresentou melhores resultados na inibição dos oncogenes virais de HPV de alto risco e nos genes alvos dos oncogenes virais em camundongos inoculados com linhagem de carcinoma cervical (in vivo).

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre a bolsa::
A corrida para extrair os benefícios da curcumina 
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ADUM DE MATOS, RENATA PRANDINI; CALMON, MARILIA FREITAS; AMANTINO, CAMILA FERNANDA; VILLA, LUISA LINA; PRIMO, FERNANDO LUCAS; TEDESCO, ANTONIO CLAUDIO; RAHAL, PAULA. Effect of Curcumin-Nanoemulsion Associated with Photodynamic Therapy in Cervical Carcinoma Cell Lines. BIOMED RESEARCH INTERNATIONAL, 2018. Citações Web of Science: 4.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MATOS, Renata Prandini Adum de. Estudo da ação de nanopartículas associadas à curcumina em células de carcinoma cervical positivo para HPV-16. 2017. 99 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.