Busca avançada
Ano de início
Entree

CONSERVAÇÃO E AVALIAÇÃO DA COMPOSIÇÃO DE ÓLEO ESSENCIAL E DIVERSIDADE GENÉTICA DE POPULAÇÕES NATURAIS E AVALIAÇÃO NA PRODUTIVIDADE EM TESTE DE PROCEDÊNCIAS E PROGÊNIES DE Baccharis dracunculifolia DC. (ASTERACEAE)

Processo: 13/05052-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2013
Vigência (Término): 31 de agosto de 2015
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia
Pesquisador responsável:Marcia Ortiz Mayo Marques
Beneficiário:Camila Moreira Batista Belini
Instituição-sede: Instituto Agronômico (IAC). Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). Secretaria de Agricultura e Abastecimento (São Paulo - Estado). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Altitude   Diversidade genética
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:alecrim do campo | Altitude | Diversidade Genética | Plantas medicinais e Aromáticas | produção de bioativos | Conservação e melhoramento de espécie medicinal e aromática

Resumo

A espécie pode ser utilizada na recuperação de áreas degradadas além de proporcionar diversos benefícios à saúde, todavia não existem bancos de germoplasma de sementes para atender a esta demanda, o que poderá acarretar na exploração inadequada da espécie como aconteceu à Baccharis trimera. As finalidades deste trabalho são fornecer subsídios para a exploração sustentada da espécie, para seu uso medicinal e aromático, bem como, dar continuidade no desenvolvimento do melhoramento genético, visando à produção de óleo essencial de interesse comercial padronizado e a formação de um banco de germoplasma de sementes de Baccharis dracunculifolia com ampla variabilidade genética.Os materiais vegetais utilizados para este estudo serão divididos em dois, sendo que um, as plantas serão coletadas de populações naturais em Campos do Jordão, Ubatuba, e na região de Campinas. Serão avaliadas a produção de óleo essencial e técnicas de germinação das sementes, das populações naturais. A produtividade do óleo essencial será avaliada por meio de um teste de procedências e progênies que será instalado no CPQBA. Serão genotipadas as três populações naturais, possibilitando a caracterização da variabilidade genética entre e dentro das populações naturais e dos óleos essenciais pela caracterização química.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BELINI, CAMILA M. B.; MARQUES, MARCIA O. M.; FIGUEIRA, GLYN M.; BAJAY, MIKLOS M.; CAMPOS, JAQUELINE B.; VIANA, JOAO P. G.; PINHEIRO, JOSE B.; ZUCCHI, MARIA I.. CHARACTERIZATION OF MICROSATELLITE MARKERS FOR BACCHARIS DRACUNCULIFOLIA (ASTERACEAE). APPLICATIONS IN PLANT SCIENCES, v. 4, n. 3, . (12/14136-9, 13/05052-9)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BELINI, Camila Moreira Batista. Baccharis dracunculifolia DC. (Asteraceae): composição do óleo essencial, diversidade e parâmetros genéticos. 2015. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Agronômicas. Botucatu Botucatu.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.